O Natal chegou mais cedo ao comércio neste ano. Quem já está no clima para as festas pode encontrar uma grande oferta de produtos relacionados à data. Segundo lojistas da região da rua 25 de Março, principal centro de compras da capital paulista, a ansiedade dos consumidores à procura de artigos natalinos foi um dos principais motivos para que as vendas começassem em setembro, quando normalmente têm início em outubro.
Para especialistas, o varejo se antecipou neste ano, aproveitando o otimismo do consumidor em relação ao bom momento da economia. "A oferta de crédito está aumentando, o que faz com que as pessoas encontrem melhores formas de pagamento. Além disso, os preços estão comportados. Em alguns casos, inferiores aos do ano passado", analisou o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Altamiro Carvalho.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), o comércio antecipou as vendas de Natal por causa do bom resultado obtido no feriado. "Como o Dia das Crianças gerou uma venda maior no comércio, muitos emendaram as vendas natalinas. O que era esperado para o final de outubro começou em setembro", disse o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian.
O número de consultas de cheques cresceu 10,2% no Dia das Crianças e o crediário 12%, segundo dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). "Esse ano o Dia das Crianças foi muito bem. Então, já esperamos um crescimento de no mínimo 10% para o Natal", projetou o economista da ACSP, Emílio Alfieri.
Aproveitar o movimento do Dia das Crianças para expor artigos de Natal foi o artifício usado pela Loja Ricardo Martins. "Neste ano, começamos a colocar os produtos nas prateleiras com 15 dias de antecedência, para que o pessoal que veio fazer compras para o Dia das Crianças já visse os enfeites de Natal. Nesta época, muita gente visita a região", explicou o gerente da loja, Ricardo Vaz Martins.
Na Loja Comercial Rayes, que fica próxima à 25 de Março, os vendedores não conseguiram nem montar a vitrine com tema natalino, por causa da pressa dos clientes em comprar. "Colocamos alguns artigos de Natal nas prateleiras e o pessoal já começou a levar. Não conseguimos nem decorar a loja inteira ainda", afirmou a gerente do estabelecimento, Ana Araújo. Por causa disso, a loja, que costuma ficar pronta para essa época do ano no começo de outubro, teve de se preparar em setembro.
O engenheiro aposentado José Mollica veio de Brasília para passear em São Paulo com a família e aproveitou para passar na 25 de Março e comprar enfeites de Natal. "Ainda não sei se a festa vai ser na minha casa este ano, mas vamos deixar tudo enfeitado", observou.
Supermercados - Nos supermercados, o consumidor encontra o tradicional panetone desde o início de setembro. Além disso, algumas das principais redes do setor esperam um aumento de 20% na venda do produto em 2010. "Este é um ano de boa recuperação no emprego, o salário está crescendo e o otimismo do consumidor é recorde", analisou Alfieri, da ACSP.
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), assim como o setor de enfeites, fabricantes de produtos alimentícios de Natal antecipam cada vez mais a distribuição. "A cada ano o mercado de produtos natalinos fica mais aquecido, e o panetone não foge à regra", afirmou o diretor de economia da Apas, Martinho Moreira.
No ano passado, a entrega dos panetones foi feita depois de 7 de setembro. Neste ano, ocorreu no início do mês. "As razões estão ligadas a hábitos alimentares e à economia: com mais dinheiro no bolso, as pessoas procuram mais", disse Moreira. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG