Os lojistas de Belo Horizonte estão antecipando as promoções de Natal como forma de alavancar as vendas e ampliar o número de clientes. De acordo com representantes do setor o principal objetivo é conquistar aqueles consumidores que não querem deixar as compras de final de ano para a última hora.
A alternativa é justificada pelo bom momento da economia, o aumento do poder de compra da população aliado à queda do desemprego. Na rede Arezzo, com 29 lojas em Minas Gerais, voltadas para a comercialização de calçados e acessórios femininos, as liquidações de inverno foram sucedidas pelas promoções de final de ano.
De acordo com a gerente de Vendas da unidade do Shopping Cidade, na região central de Belo Horizonte, Kátia Regina de Oliveira, a oferta de produtos com preços reduzidos teve início em 25 de outubro e seguirá até o início de janeiro de 2011. "Optamos por emendar as ofertas naturais da transição de mercadorias do inverno para o verão com as promoções natalinas. A medida foi uma forma de manter as vendas aquecidas e conquistar mais clientes", disse.
De acordo com ela, a perspectiva é de que as vendas natalinas deste ano sejam pelo menos 30% superiores às do mesmo período do exercício anterior. "Desde janeiro os negócios estão em expansão. Por isso, estamos otimistas em relação ao período que, tradicionalmente, é o melhor em volume de negócios para o varejo", afirmou.
A rede capixaba Itapuã Calçados, com 38 unidades no Estado, já deu início à campanha promocional de fim de ano. De acordo com a gerente da loja do Shopping Cidade, Adriana Dias, o objetivo é conquistar clientes. "Assim, temos mais tempo para divulgar as ações promocionais de forma mais intensa junto aos consumidores, ampliando as possibilidades de negócios", disse.
Ela estima que as vendas natalinas neste ano sejam 20% superiores às de 2009. "Essa é a nossa meta. A antecipação de promoções é uma forma de atingir nosso objetivo", justificou.
Última hora - Nas redes Sketch, com 20 lojas em Belo Horizonte, e Elmo, com 48 lojas em Minas Gerais, as campanhas promocionais de Natal terão início na segunda quinzena de novembro. De acordo com o gerente de Vendas da unidade da Sketch do Shopping Del Rey, região Noroeste da Capital, Róssio Campos Elias, a estimativa é de que as vendas do período natalino sejam 10% superiores à data do ano passado. "A antecipação de ofertas permite aos consumidores evitarem o tumulto das compras de última hora", disse.
A Sondagem de Opinião do Lojista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), divulgada recentemente, revelou que, neste ano, 80,3% dos entrevistados estimam que as vendas serão melhores do que no ano passado. O resultado superou o registrado em 2009 quando 70% dos empresários acreditavam em vendas superiores às do exercício anterior.
De acordo com o levantamento, em relação ao planejamento para o Natal 25,7% dos lojistas pretendem contratar trabalhadores temporários neste ano, contra 18% que pretendiam ampliar o quadro de funcionários no mesmo intervalo de 2009.
Conforme o levantamento, 21,6% afirmaram que vão priorizar investimentos na decoração das vitrines como forma de incrementar as vendas. Na seqüência, 20,9% dos comerciantes disseram que vão investir na aquisição de mercadorias para reforçar o mix de produtos.
Veículo: Diário do Comércio - MG