Natal começa a impulsionar o comércio em todo o País

Leia em 2min

As vendas do comércio em outubro são uma previa de como serão as compras de Natal no País. A atividade do segmento cresceu 1,6% no período em relação ao mês anterior (setembro deste ano), já descontadas as influências sazonais - no caso, o Dia das Crianças. O indicador é o maior do segundo semestre, e já reflete as compras de fim de ano, que até dezembro, devem aumentar

 

A pesquisa, realizada pela Serasa, aponta que, a aceleração da atividade do comércio durante outubro confirma a tendência da consolidação de um ritmo de expansão no consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo.

 

"No ano, esperamos que o varejo tenha um crescimento acima dos 10%. Esse positivo índice é reflexo da expansão do crédito e do aumento da massa de rendimento (salário real dos trabalhadores multiplicado pelo índice de emprego)", explica Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa.

 

A regra é simples: quanto mais dinheiro no bolso do consumidor, maior será o desempenho do setor de comércio. O resultado positivo verificado no mês foi puxado pela alta de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, segundo pesquisa realizada pela Serasa.

 

Na direção contrária, pesaram negativamente, em outubro, os recuos de 0,2% da atividade varejista do setor combustíveis e lubrificantes bem como do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios - segundo a entidade, é possível que este segmento esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno CF51La Niña/CF, que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão.

 

DEZ MESES

 

O varejo como um todo encerrou o período de janeiro a outubro deste ano com uma expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009.

 

Na comparação anual - contra outubro de 2009 -, o crescimento de 9,2% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,8%).

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Produção de cloro sobe

A produção de cloro no país totalizou 991,015 mil toneladas no acumulado de janeiro a setembro dest...

Veja mais
Conab prevê produção de laranja mais magra em SP

A produção de laranja no Estado de São Paulo, que reúne o maior parque citrícola do m...

Veja mais
Área alimentícia dobrará em venda direta ano que vem

A empresa de alimentos Batavo, (da BRF Brasil Foods S.A.) acelera a atuação no ramo de vendas diretas, amp...

Veja mais
Promoções de Natal são antecipadas

Os lojistas de Belo Horizonte estão antecipando as promoções de Natal como forma de alavancar as ve...

Veja mais
Negócios acima da média para supermercadistas

No Supermercado Bahamas Ltda, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata) e com 24 lojas no Estado, foi registrado um aument...

Veja mais
Preço do leite em outubro ficou estável em Minas

O preço médio pago ao pecuarista de leite em outubro, referente à produção entregue e...

Veja mais
Produção de leite deve observar boas práticas agropecuárias

A produção agropecuária deve ser feita de forma responsável, atendendo aos preceitos de sust...

Veja mais
Selo seguro

A Hanesbrands, fabricante da cueca Zorba, e a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) se unem em uma campanha nacional pr...

Veja mais
Pãozinho mais caro

O preço do pão francês e dos demais panificados subiu 2,55% em setembro, segundo o IPV, da Fecomerci...

Veja mais