O setor supermercadista mineiro estima movimentar em dezembro R$ 17,16 bilhões, o que representa um incremento de 30% em relação aos meses normais. A explicação é o Natal e as festividades de final de ano. Os dados são da Associação Mineira dos Supermercados (Amis).
"Diversos fatores vão favorecer as vendas neste Natal. Entre eles o dólar, que irá baratear os itens importados. Aliado a isso estão questões como o aumento da geração de empregos, estabilidade econômica e o otimismo dos consumidores, que também é um fator determinante", disse o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues.
Alguns grupos supermercadistas estimam alta nas vendas de dezembro superior à média estadual prevista pela Amis. É o caso da rede de supermercados Super Nosso, com 12 lojas em Belo Horizonte. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Marcos Kayser, o aumento do poder de compra das classes populares é o principal fator responsável pelo otimismo. Segundo ele, a estimativa é de incremento de 20% nas vendas de dezembro de 2010 ante mesmo mês do exercício passado. Os valores não foram revelados.
O número de temporários contratados pelas lojas Super Nosso neste ano vai crescer 30% em relação a 2009, chegando a 300 profissionais. As admissões deverão ter início na segunda quinzena de novembro. "Há um contexto favorável às compras em todas as camadas sociais. Por isso, estamos certos de que teremos um final de ano bastante aquecido", afirmou.
Apesar de não revelar valores, o diretor de Marketing da rede de Supermercados ABC, com 21 lojas, sediada em Divinópolis, na região Centro-Oeste, disse que a expectativa é de incremento de 15% nas vendas do último mês de 2010 na comparação com o dezembro do exercício anterior. "O cenário da economia hoje é outro, muito mais favorável às vendas, sobretudo nas camadas populares, que representam 70% dos nossos consumidores. As classes C e D tiveram poder de compra ampliado e isso reflete diretamente nos nossos negócios", disse.
Segmento supermercadista mineiro ampliou em 7,5 mil postos diretos seu quadro em 2010
De acordo com ele, na primeira semana de novembro a rede ABC dará início ao processo de contratação de trabalhadores temporários. Neste ano, 150 funcionários serão contratados, montante 10% superior ao volume de admissões para atender as vendas de final de ano em 2009. Atualmente, a rede ABC gera 2,5 mil empregos diretos. "Como a demanda está maior é natural que tenhamos de ampliar o quadro de funcionários para manter a qualidade do atendimento", disse.
Diante do aumento do poder de compra das classes C e D, as redes mineiras de supermercados estão ampliando o mix como estratégia para aumentar as vendas. A variedade de produtos nas gôndolas chegou a crescer 20% no acumulado até setembro deste ano em Minas na comparação com o mesmo período de 2009.
De acordo com o gerente de Marketing do Supermercado Bahamas Ltda, com 24 lojas do Estado, sediado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Nelson Júnior, a rede ampliou em 20% a variedade de produtos ofertados nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Hoje, são aproximadamente 9 mil itens. "Com poder de compra ampliado, os consumidores também se tornaram mais exigentes. Por isso, quando aumentamos a variedade de itens, aumentamos as chances de vendas", disse.
Para dezembro de 2010 ele estima alta de pelo menos 15% das vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. "A tendência de crescimento nas vendas vem se consolidando desde o início deste exercício e, naturalmente, se manterá no melhor período para os negócios, o Natal", apostou.
O segmento supermercadista já bateu a meta de contratações neste ano. A expectativa inicial era 7 mil novos empregos em Minas e, conforme o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, esse número já passa dos 7,5 mil. Com isso, o setor emprega hoje cerca de 130 mil pessoas no Estado. Com a contratação de temporários, que tem início a partir de novembro, esse número aumenta 10%.
Veículo: Diário do Comércio - MG