Apesar de não poder se manifestar com relação às expectativas da empresa com a crise econômica global, por ter capital aberto, o Grupo Pão de Açúcar parece manter intacto o otimismo para o final do ano.
Pelo menos é essa a impressão que temos ao analisar os números divulgados na última sexta-feira, que apontam um incremento de 22,8% nas vendas líquidas totais de setembro, ao ser comparado com o mesmo mês do ano passado.Com isso, a rede registrou um faturamento líquido de R$ 1,437 bilhão. Já as vendas brutas em setembro totalizaram R$ 1,648 bilhão, o equivalente a um crescimento de 19,4% sobre o mesmo mês de 2007.
No conceito mesmas lojas, que inclui apenas os pontos-de-venda com pelo menos um ano de funcionamento, as vendas líquidas registraram alta de 10,6% e as vendas brutas subiram 7,6%.
No consolidado do trimestre, o resultado também foi positivo. Segundo a gigante varejista, as vendas líquidas no período totalizaram R$ 4,407 bilhões, o que representou um aumento de 26% sobre igual período do ano passado. Nas mesmas lojas, as vendas líquidas de julho a setembro cresceram 13,6%, em relação ao mesmo intervalo de 2007.
Já no acumulado do ano, o crescimento real, deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nas mesmas lojas, foi de 2,1% e o nominal, de 7,7%.
Segundo comunicado divulgado pela companhia, os produtos alimentícios apresentaram incremento de 4,8%, enquanto que os não alimentícios avançaram 15,9% em setembro sobre o mesmo mês do ano passado no conceito mesmas lojas. O Grupo Pão de Açúcar informou também que o desempenho de setembro foi afetado em cerca de 3 pontos percentuais negativos pelo efeito calendário, que contou com um final de semana a menos.
O Pão de Açúcar soma 575 unidades, localizadas em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, incluindo todas as bandeiras da rede, Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra, Extra Eletro, Extra Fácil, Extra Perto e Assai.
Veículo: DCI