No ano passado, calcula-se que o brasileiro tenha consumido cerca de 125 milhões unidades de panetones, de variados tamanhos. Foi um recorde. Dessa vez, entretanto, a marca vai ser superada. Conforme a expectativa da indústria, as vendas deverão chegar a 150 milhões de unidades - uma alta de 20% em relação à temporada de Natal anterior.
A Bauducco, da Pandurata Alimentos, com uma das plantas em Extrema, na região Sul de Minas Gerais, projeta vender 58 milhões de unidades, contra as 50 milhões do ano passado, quando até faltou o produto no fim da corrida natalina. A Arcor, com uma das plantas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dona das marcas marcas Triunfo, Arcor e Aymoré, espera vender 20% mais este ano. A Ofner planeja chegar a 350 toneladas - 9% a mais que em 2009. O grupo Pão de Açúcar, que também tem produção própria, tem expectativa de venda 20% superior a do ano passado.
Após superar as expectativas de comercialização de panetones em 2009, a Arcor, aposta em um aumento de 20% nas vendas do produto em 2010. "O mercado está aquecido, por isso, estamos otimistas: neste ano, a meta é produzir mais de 2 mil toneladas de panettones", relatou o gerente de Marketing de Biscoitos e Panificados da empresa, Rodrigo Peçanha.
Mantendo a estratégia do ano passado, a Arcor disponibiliza, com exclusividade para as marcas Triunfo, Arcor e Aymoré, além das versões tradicionais de panetones, sabores diferenciados como doce de leite com chocolate, morango com chocolate, frutas com amêndoas e goiabada. "Ao todo são sete sabores para cada uma das marcas. Assim, o consumidor encontra uma gama de opções que atende ao seu paladar e ainda é uma ótima forma de presentear amigos e familiares", disse.
A empresa trabalha também com a marca Noel, voltada para os públicos C e D, que apresenta panettones com o padrão de qualidade dos produtos Arcor a preços mais acessíveis.
Para alavancar a comercialização de seus produtos nos pontos de venda, a Arcor possui uma variedade de material promocional. "60% da decisão de compra acontece no ponto de venda, razão pela qual investimos na divulgação de nossos produtos e ações nestes locais", explicou o executivo.
A Arcor é líder mundial na produção de balas, principal exportadora de guloseimas do Brasil, Argentina e Chile e uma das maiores fabricantes de chocolates da América Latina. também a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul.
Bauducco - Referência da categoria, o tradicional panetone Bauducco chega às gôndolas com nova embalagem, que mantém o visual clássico de sua identidade, porém ganha elementos que valorizam ainda mais o produto.
A cor amarela, que é sinônimo da marca, ganhou tampa dourada e ícones em formato de estrelas, que envolvem a foto do panetone e traduzem o sabor e a magia do Natal. Nas laterais, além da história do panetone mais vendido no mundo, há informações do preparo do panetone.
Com tipografia diferenciada, as letras mantiveram o vermelho da marca e o selo "Original", que informa que o panetone de frutas Bauducco está no Brasil desde 1952. "Por mais de 10 anos as embalagens dos panettones Bauducco seguiram sem grandes alterações. Para o Natal de 2010 queríamos algo bonito e moderno, mas que traduzisse exatamente a essência e tradição da marca", explicou o gerente de Marketing da Bauducco, Rodrigo Mainieri.
Fundada em 1950, a Bauducco é a maior indústria de produtos forneados do país, maior produtora de panetones do mundo e uma das empresas alimentícias mais tradicionais do Brasil. Com sete centros de distribuição e atendendo a mais de 140 mil pontos de vendas, a empresa também distribui para mais de 50 países. Com o aumento de volume das exportações, a empresa decidiu iniciar a operação de duas filiais internacionais: Bauducco Foods - Miami e Pandurata Argentina - Buenos Aires.
Veículo: Diário do Comércio - MG