Ser a líder do setor varejista no mercado brasileiro parece não bastar para o conglomerado da família Diniz e dos franceses do grupo Casino, donos do Grupo Pão de Açúcar, a maior máquina de vendas do varejo brasileiro. Lançar tendências é outra ação corriqueira na empresa, que agora começa a analisar aspectos visuais dentro de suas lojas, seguindo o sucesso de redes norte-americanas, mas dando um "ar" nacional para atender ao mercado brasileiro. Gôndolas mais baixas, prateleiras verticalizadas, corredores maiores, televisores de LCD estrategicamente colocados com dicas para entreter o cliente no ato da compra e fazê-lo sentir-se cada vez mais à vontade, o que pode aumentar até o impulso da compra, são algumas das novas armas da companhia.
O Grupo também tem focado nos "Caixas Verdes", programa de reciclagem pré-consumo que já arrecadou, de 2008 a outubro deste ano, mais um milhão de embalagens (papel, plástico, alumínio e vidros), sendo mais de 550 mil em 2010. Presente em 81 lojas (66 Pão de Açúcar e 15 Extra), o programa será expandido para mais 50 lojas até o final de 2010. Além disso os pontos-de-vendas da rede Extra Supermercado têm ampliado as seções de perecíveis e alimentos, que tiveram seu espaço aumentado de maneira personalizada por loja, e o número de variedades de produtos oferecidos está maior. Cada loja da bandeira costuma oferecer, em cerca de 1.500 m², um sortimento com 20 mil itens de compras diárias: padaria, frutas, verduras e legumes, congelados e açougue.
Segundo o vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, as novidades não param por aí. "Identificamos que, em alguns casos, como nas classes mais populares, a marca Extra é altamente reconhecida pelos seus diferenciais e chega a ser citada como uma aspiração de consumo", destacou Tambasco.
O porta-voz comentou um dos motivos da mudança: "Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente tanto no que diz respeito a qualidade, como também facilidade, sortimento e serviços", declarou. Outro destaque que ganha fôlego para os clientes é o Espaço Café, onde o consumidor conta com mesas, cadeiras e salgados confeccionados na loja, para tomar um lanche durante as compras, e ficar mais tempo.
Sustentabilidade
A questão de sustentabilidade também faz parte da reestruturação da marca. "Nossas pesquisas indicam que os clientes estão mais engajados e buscam soluções práticas para adoção de hábitos de consumo mais sustentáveis. Esses projetos visam atender a essa demanda e devemos estendê-los a todas as lojas", afirmou o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem.
Recentemente o CEO do Grupo, Enéas Pestana, declarou que o foco da companhia em 2011 será capturar sinergias, integrar as plataformas e obter níveis de governança corporativa. "O mercado está muito interessado em saber quando faremos o IPO, mas não será em 2011. Estamos muito preocupados em capturar as sinergias", explicou.
Investimento
Na dança das cadeiras o Grupo GPA também deu largada a seu projeto de expansão da bandeira Extra Supermercado, com um investimento de R$ 14 milhões na inauguração de dezesseis novas lojas no último mês, sendo 11 originárias da rede CompreBem, em São Paulo, e cinco Sendas, no Rio de Janeiro. O plano de conversão de bandeiras prevê ainda a finalização das conversões até o final de 2011, o que deve posicionar a rede de supermercados como a maior do País - com mais de 170 pontos de venda. As primeiras lojas viradas em agosto deste ano já demonstram uma elevação de até dois dígitos frente ao faturamento das mesmas unidades nas antigas bandeiras.
Sacolas retornáveis
Entre janeiro e outubro de 2010, o Grupo já comercializou milhares de unidades de ecobags, cerca de 50% a mais que no mesmo período de 2009. A bandeira Pão de Açúcar, em parceria com a SOS Mata Atlântica, passou a oferecer três novos modelos de sacolas retornáveis - ao todo a rede possui oito modelos. Além disso, a bandeira possui a campanha de estímulo ao uso de sacolas retornáveis do "Programa Mais", pontuando clientes que utilizam as sacolas retornáveis.
Em 2010, a ação já distribuiu mais de três milhões de pontos, o que significa uma redução de cerca de 1,2 milhões de sacolas plásticas.
As lojas da rede Pão de Açúcar também contam com sacolas plásticas mais resistentes que suportam seis quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior.
Se se considerar o ano de 2008, quando a rede ainda não oferecia as sacolinhas mais resistentes, o programa gerou uma redução de mais de 97 milhões de sacolas plásticas até outubro deste ano.
Veículo: DCI