Apesar de os lojistas de Belo Horizonte terem realizado as encomendas de Natal com antecedência, como forma de evitar a falta de produtos na melhor data para o varejo, alguns estabelecimentos dos shopping centers da Capital já fazem novos pedidos para a recomposição dos estoques. O bom desempenho da economia do país, a prática de promoções e liquidações e da injeção de recursos no comércio com o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) elevaram a demanda.
Diferente do que aconteceu em 2009, quando o aquecimento das vendas natalinas surpreendeu os empresários em função do encalhe em 2008, para este ano o objetivo é manter a formação de estoques para não perder oportunidade de faturamento no fim de ano.
Na Colar, loja especializada na comercialização de acessórios femininos, que possui três lojas na Capital, os novos pedidos foram efetuados junto a fornecedores diferentes do habitual, já que, por falta de capacidade produtiva, as fábricas tradicionais não estão recebendo outras encomendas.
"Além do aquecimento natural do período e do aumento da economia em 2010, ainda estamos contando com o alto volume de vendas na loja do BH Shopping, inaugurada recentemente. Imaginávamos que o desempenho dessa unidade fosse ser positivo, mas está superando todas nossas expectativas", afirmou a proprietária da marca, ngela Guimarães.
Conforme ela, a primeira remessa de pedidos começou a chegar em meados de setembro e foi concluída no fim de outubro, já com volume cerca de 15% superior ao encomendado no mesmo período do ano passado. No entanto, os estoques não serão suficientes para atender à demanda até o dia 24 de dezembro. "Aumentamos os pedidos, justamente por apostarmos num desempenho superior (15%) das vendas natalinas deste ano em relação ao registrado em igual época de 2009", explicou.
A Taco, loja de moda jovem, situada no Shopping Del Rey, na região Noroeste de Belo Horizonte, já está repondo mercadorias para o Natal. Segundo o gerente da unidade, Ricardo da Silva Paranhos, para conseguir atender à demanda, alguns itens precisaram ser retirados em outras lojas, assim como novos pedidos tiveram que ser efetuados junto à fábrica.
Antecipação - "Da segunda semana de novembro para cá, o fluxo de clientes na loja aumentou substancialmente. Apesar de existir aquele pensamento de que brasileiro deixa tudo para a última hora, neste ano estamos percebendo que as pessoas estão indo às compras mais cedo e com mais disposição para comprar", justificou. Paranhos disse que além da atual reposição, é possível que até o fim da primeira quinzena de dezembro seja feita outra remessa de pedidos, como forma de atender a demanda até a véspera do Natal.
Já prevendo o incremento no volume de vendas, somente na primeira encomenda, o número de pedidos para o Natal da unidade da Taco do Shopping Del Rey em 2010, na comparação com o ano anterior foi 20%, superior no que se refere às calças jeans e 18% nas malhas. "Por ser a data mais representativa para os negócios da empresa, precisamos estar atentos e prontos para atender a todos os clientes. Porém, mesmo tendo planejado com antecedência e com margem de crescimento frente ao período natalino do exercício anterior, foi preciso reestruturar", disse.
Em função do bom desempenho da economia ao longo de 2010 e do aumento do fluxo de clientes nas primeiras semanas de novembro, o gerente da loja Taco aposta em alta entre 13% e 15% no volume de vendas neste Natal na comparação com idêntico período do exercício anterior.
Já o gerente da Canal-X, Valmir Ferreira de Souza, acredita que nas próximas semanas já será necessário realizar novas encomendas para a loja que também está instalada no Shopping Del Rey. Segundo ele, as vendas da unidade, especializada em malhas e jeans, estão bastante aceleradas e em patamar superior ao estimado na ocasião do planejamento dos estoques de Natal.
Dezembro - "Desde a semana passada os produtos estão tendo uma saída muito boa. Mas acredito que a maior demanda deva ocorrer a partir da segunda semana de dezembro, quando os funcionários municipal e estadual já terão recebido o 13º salário. Por isso, é preciso começarmos a preparar a reposição do estoque desde já", disse.
Conforme Souza, as encomendas da Canal-X para o período natalino deste ano foram superiores às do ano passado não só em função da aposta no aumento das vendas, mas também pela diversificação dos produtos disponíveis na loja. "Ampliamos a diversidade dos itens, como forma de incrementar os negócios", ressaltou. A aposta do gerente é de aumento de 10% nos negócios em relação ao Natal de 2009.
Veículo: Diário do Comércio - MG