Hikari opta por produção própria de chás e molhos

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A fabricante de alimentos Hikari, controlada pela família Kurita, vai inovar para crescer em 2011. Segundo o diretor Comercial da empresa, Luiz Kurita, uma das prioridades da Hikari no próximo ano será a expansão da fábrica e a produção própria da linha de molhos e chás, atualmente terceirizada. O aporte programado para expandir a unidade fabril será de cerca de R$ 1,5 milhão, com projeção de aumento de faturamento de 5% sobre o de 2010.

 

A unidade fabril da companhia, localizada em Ferraz de Vasconcelos (SP), deverá ter expansão de 25%, o que possibilitará a ampliação da produção do segmento de molhos em 12%. "Há três anos, cerca de 60% da nossa produção era terceirizada; hoje 99% dela já está sendo produzida em nossa fábrica. Só falta a linha de molhos e chás", explica o diretor Comercial da empresa.

 

Segundo o executivo, a empresa está priorizando a produção própria dos produtos que tenham mais representatividade no seu negócio. A última etapa de transferência de produção contemplará a linha de chás, que equivale a 5% dos produtos comercializados pela Hikari e que ainda é terceirizada, além da expansão da planta e a produção própria, a companhia aposta no crescimento do consumo entre as classes C e D, com lançamentos de produtos voltados para atender este público.

 

"Em 2011 erteremos três novas linhas de produtos, com foco nas classes C e D. Este ano, já começamos o desenvolvimento de produtos voltados às necessidades destas classes, como, por exemplo, suco de soja em pó, lançado em outubro. Ele é o único no varejo e como é em pó conseguimos um valor mais acessível que os tradicionais disponíveis hoje em supermercados", conta Kurita.

 

Para vencer a concorrência, uma das estratégias anunciada pela Hikari é o desenvolvimento de alimentos com inovação como o caso das farofa pronta com carne seca, proteína texturizada de soja, mistura para empanar e chás com gengibre, entre outros . "Temos um grupo de pesquisadores para desenvolvimento de novos produtos", conta o presidente. Já para atender as classes C e D, a empresa aposta no apelo à praticidade na elaboração dos alimentos. "Hoje cada vez mais a dona de casa tem menos tempo para preparar alimentos: ela precisa trabalhar e cuidar dos filhos, por isso acreditamos em produtos que agreguem praticidade a um valor acessível", explica Kurita.

 

Este ano, a Hikari lançou cerca de 40 produtos, três novas linhas e diversificou produtos já existentes. A empresa informa que o incremento deste ano ante 2009 ficará em 7% ante 14% projetado no começo do ano. Kurita explica que o crescimento abaixo do esperado para o ano se deu por conta da eliminação do Brasil na Copa do Mundo, período que as fabricantes de petiscos e bebidas elevam sua produção com a expectativa do consumo por ocasião dos jogos do Brasil. Outro fator apontado pelo executivo da Hikari para a diminuição das vendas, foi o clima "Nossos produtos são em sua maioria voltados para consumo no inverno, com participação importante no período de festa Junina, e este ano quase não tivemos inverno, o que oscilou para baixo as nossas vendas" explica ele. "Além disso, vínhamos de um ótimo desempenho em 2009, quando a empresa cresceu 23% ante 2008", acrescenta.

 

De acordo com Kurita, outra oportunidade para os negócios da Hikari está no mercado externo, com destaque para países da Europa. "O Japão sempre foi nosso maior consumidor, mas com a retração naquele país, a Europa tornou-se nosso principal alvo, com negócios na Alemanha, Itália e Portugal, que representam hoje maior crescimento no consumo dos nossos produtos", diz o executivo. As exportações da empresa representam atualmente 7% do seu faturamento. Para os próximos anos, a Hikari tem como meta atingir os mercados dos Estados Unidos e África.

 

Fundada pela família Kurita, vinda do Japão, a Hikari iniciou suas atividades no bairro paulista da Vila Ré, vendendo produtos como farinha de milho e mandioca, entre outros.

 

Responsável por uma produção de 36 mil toneladas, a empresa está presente em mais de 40 mil pontos de vendas pelo País. A Hikari foi pioneira em trazer para o Brasil a pipoca para microondas.

 

Veículo: DCI


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