Depois do fraco desempenho apresentado em setembro, quando houve recuo de 0,72%, as vendas do setor supermercadista em outubro avançaram 3,84% em relação ao mês anterior e acumulam alta de 8,74% no acumulado dos primeiros dez meses do ano frente a igual período de 2009. O volume comercializado pelos supermercados no mês registrou crescimento de 7,12% na comparação com outubro do ano anterior. Os números, divulgados ontem, integram a pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Na avaliação do superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, os dados de outubro refletem o quadro atual da economia do Estado e do país. "O cenário de pleno emprego, com maior renda, aquece as vendas", justificou. Neste contexto, conforme ele, o setor supermercadista é o primeiro a absorver a demanda reprimida proveniente das classes sociais que obtiveram ganhos de renda.
Conforme o levantamento da Amis, o desempenho positivo em outubro já era esperado, sobretudo, diante do fraco desempenho verificado pelos supermercados em setembro. Além disso, a pesquisa ressalta a ocorrência de cinco finais de semana em outubro, contra quatro em setembro, mês que também possui um dia a menos.
Por regiões, o desempenho do setor apresentou um comportamento uniforme, com todas as regiões pesquisadas registrando crescimento superior a 3% em outubro. "Isso também configura o cenário de melhoria da economia, com reflexo sobre a atividade como um todo", explicou Rodrigues.
As maiores variações ocorreram nas regiões Centro-Oeste e Zona da Mata, com altas de 4,13% e 4,07% respectivamente. Em seguida vêm as regiões do Rio Doce (4%), Central (3,71%), Sul (3,51%), Triângulo (3,42%) e Norte de Minas (3,38%).
Natal - Embalado pelas vendas do Natal, o setor supermercadista espera registrar um crescimento de 8% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2009. Com esse resultado, o setor deve fechar o ano com um crescimento superior a 8% frente ao desempenho obtido em 2009, quando os supermercados mineiros faturaram cerca de R$ 12,3 bilhões.
Apesar de ser tradicionalmente um período mais fraco, as vendas de novembro devem ficar estáveis, garantindo que o setor atinja a meta anual. "Não costuma ser um mês muito bom, mas a venda dos supermercados não deve cair", afirmou o superintendente da Amis.
Graças ao Natal, as vendas de dezembro devem apresentar um crescimento entre 22% e 25%, em relação a novembro. A projeção, conforme a Amis, leva em conta a média de crescimento apurada em anos anteriores.
De acordo com a Amis, os preços dos produtos não devem sofrer alterações no final de ano. A entidade acredita até mesmo em redução de até 5% no valor de produtos influenciados pela variação do dólar.
Devido à baixa cotação do dólar durante o ano, a presença de produtos importados na cesta do consumidor deve ser maior, conforme a Amis. A entidade projeta um crescimento de aproximadamente 12% nas vendas desses produtos no último mês do ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG