Vendas têm crescimento de 3,84%, diz a Amis

Leia em 2min 40s

Depois do fraco desempenho apresentado em setembro, quando houve recuo de 0,72%, as vendas do setor supermercadista em outubro avançaram 3,84% em relação ao mês anterior e acumulam alta de 8,74% no acumulado dos primeiros dez meses do ano frente a igual período de 2009. O volume comercializado pelos supermercados no mês registrou crescimento de 7,12% na comparação com outubro do ano anterior. Os números, divulgados ontem, integram a pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

Na avaliação do superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, os dados de outubro refletem o quadro atual da economia do Estado e do país. "O cenário de pleno emprego, com maior renda, aquece as vendas", justificou. Neste contexto, conforme ele, o setor supermercadista é o primeiro a absorver a demanda reprimida proveniente das classes sociais que obtiveram ganhos de renda.

 

Conforme o levantamento da Amis, o desempenho positivo em outubro já era esperado, sobretudo, diante do fraco desempenho verificado pelos supermercados em setembro. Além disso, a pesquisa ressalta a ocorrência de cinco finais de semana em outubro, contra quatro em setembro, mês que também possui um dia a menos.

 

Por regiões, o desempenho do setor apresentou um comportamento uniforme, com todas as regiões pesquisadas registrando crescimento superior a 3% em outubro. "Isso também configura o cenário de melhoria da economia, com reflexo sobre a atividade como um todo", explicou Rodrigues.

 

As maiores variações ocorreram nas regiões Centro-Oeste e Zona da Mata, com altas de 4,13% e 4,07% respectivamente. Em seguida vêm as regiões do Rio Doce (4%), Central (3,71%), Sul (3,51%), Triângulo (3,42%) e Norte de Minas (3,38%).

 

Natal - Embalado pelas vendas do Natal, o setor supermercadista espera registrar um crescimento de 8% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2009. Com esse resultado, o setor deve fechar o ano com um crescimento superior a 8% frente ao desempenho obtido em 2009, quando os supermercados mineiros faturaram cerca de R$ 12,3 bilhões.

 

Apesar de ser tradicionalmente um período mais fraco, as vendas de novembro devem ficar estáveis, garantindo que o setor atinja a meta anual. "Não costuma ser um mês muito bom, mas a venda dos supermercados não deve cair", afirmou o superintendente da Amis.

 

Graças ao Natal, as vendas de dezembro devem apresentar um crescimento entre 22% e 25%, em relação a novembro. A projeção, conforme a Amis, leva em conta a média de crescimento apurada em anos anteriores.

 

De acordo com a Amis, os preços dos produtos não devem sofrer alterações no final de ano. A entidade acredita até mesmo em redução de até 5% no valor de produtos influenciados pela variação do dólar.

 

Devido à baixa cotação do dólar durante o ano, a presença de produtos importados na cesta do consumidor deve ser maior, conforme a Amis. A entidade projeta um crescimento de aproximadamente 12% nas vendas desses produtos no último mês do ano.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Leitbom e Bom Gosto se unem sob nome BRD

As companhias de laticínios Leitbom, controlada pela GP Investimentos, e Bom Gosto, pertencente ao empresá...

Veja mais
Saint-Gobain põe o leite de volta na garrafa de vidro

Parceria com laticínio Vitalatte reedita embalagem que havia se tornado peça de museu após o advent...

Veja mais
Economia aquecida eleva venda do setor

A demanda corporativa por cestas de Natal está impulsionando os negócios das empresas especializadas em Be...

Veja mais
Preço médio do leite tem alta de 1,28% em Minas

Custo de produção aumentou 1,17% em outubro, aponta a Embrapa.   Em Minas Gerais, o pre&ccedi...

Veja mais
Rombo do Carrefour no Brasil é de R$ 1,2 bilhão

Valor é o triplo do que tinha sido anunciado e surgiu após nova auditoria   KPMG encontra preju&iac...

Veja mais
Gasto com presente de Natal deve chegar a R$ 57, diz Fiesp

Os consumidores brasileiros devem gastar, em média, cerca de 19% a mais nos presentes de Natal deste ano, em rela...

Veja mais
Mundo cremoso Kibon em promoção pela Dabster

Em campanha promocional criada e operacionalizada pela Dabster, a Kibon ativa seu “Mundo Cremoso” - conceito...

Veja mais
Pão de Açúcar faz associação com grupo para apoiar marketing

O Pão de Açúcar celebrou uma associação com o Casino Guichard-Perrachon e com o Grupo...

Veja mais
Sara Lee compra Damasco e consolida liderança em café

Segundo maior consumidor de café do mundo, o mercado brasileiro ficou ontem um pouco mais estrangeiro. A american...

Veja mais