Mercado brasileiro de azeites segue forte

Leia em 4min

Estamos vivendo uma época em que o brasileiro desfruta o gosto por ter 'descoberto' o azeite. Entre os diversos itens da culinária, o azeite é um dos poucos produtos que conseguem oferecer duas características de extrema importância: a saudabilidade e o sabor diferenciado que agrega aos pratos. Estes dois fatores foram fundamentais para o crescimento do mercado. Mas nem sempre foi assim. Quando a marca Andorinha foi adquirida em 2004 pela Sovena, empresa portuguesa atualmente posicionada como a segunda produtora mundial de azeites, encontramos um mercado praticamente estagnado e pouco dinâmico, com um consumo muito abaixo na comparação com outros países onde a cultura do azeite já faz parte.

 

Após a assinatura da distribuição exclusiva dos azeites Andorinha com a Bunge Alimentos, a Sovena iniciou um trabalho de desenvolvimento de mercado que colaborou para a mudança deste cenário.

 

Da quinta colocação no ranking de vendas no mercado brasileiro, atualmente Andorinha figura como a segunda marca na preferência dos consumidores, com presença relevante em todas as regiões do Brasil. Em termos de market share, Andorinha também atingiu uma expansão bastante positiva com 11 pontos em todas as regiões do País, contrapondo com os 3.4 correspondentes ao início da atuação da Sovena no País. Este crescimento resultou, desde o início da operação, em um aumento de vendas na ordem de 400%.

 

Em termos mercado, a elevação do volume também foi expressiva. De 2004 para cá, houve um salto de 55% nas vendas nacionais e a expectativa é que até o final de 2012 o mercado dobre em relação ao ano que a Sovena chegou no Brasil. A visão estratégica da Sovena foi determinante para a conquista desta performance. Em 2010, tornou-se a produtora de azeites com maior olival do mundo, além do investimento para a construção do projeto inovador que deu origem ao lagar do futuro, inaugurado em novembro. Produzido no mais moderno padrão de qualidade, Andorinha é um azeite desenvolvido especialmente para o paladar brasileiro, que aprecia azeites com características mais suaves e frutadas.

 

A Sovena também está atenta aos anseios do consumidor. Em 2009 lançou uma grande inovação no mercado, o bico dosador Vai-e-Vem. Com este mecanismo, atendemos aos pedidos do nosso cliente, que era desenvolver um mecanismo que permitisse a utilização de um fio mais fino, bem como a preservação da qualidade do produto, por conta do seu bico retrátil. A versatilidade do bico dosador contribuiu para a consagração de Andorinha na preferência do brasileiro. Tamanha a importância do novo sistema, o bico dosador foi responsável pelo investimento da Sovena para a primeira aparição em televisão aberta, em rede nacional. A aceitabilidade do consumidor e do supermercadista já colhe resultados.

 

Além do crescimento das vendas, o bico Vai-e-Vem foi premiado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) como uma das principais inovações de 2009. De acordo com pesquisa realizada entre diretores e gerentes de supermercados nas principais praças de norte a sul do Brasil, a premiação levou em conta o grau de inovação, a preferência do consumidor e a rentabilidade de Andorinha no ponto-de-venda.

 

Outra ação para impulsionar o mercado foi o informativo Ponto a Ponto. Com 500 mil exemplares e acompanhado por amostras do azeite Andorinha, o informativo foi distribuído em importantes cidades como São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Tanto consumidores como supermercadistas apoiaram a iniciativa da Sovena em produzir um material com informações e curiosidades sobre a produção, incluindo a colheita e a extração do azeite, bem como as classificações encontradas no mercado - azeite de oliva e extravirgem.

 

Ao apostar no amadurecimento do consumidor, que já diferencia classificações e busca variações, a Sovena lança novo produto, o Andorinha Seleção é um azeite extravirgem premium e mais apurado no que diz respeito às características sensoriais do produto, como paladar, cor, aroma e textura e chega com a missão de integrar o portfólio de produtos da marca, que conta com nove itens.

 

Em poucos meses, a expectativa é que Andorinha Seleção já corresponda a 5% das vendas totais no Brasil e que em um prazo máximo de 2 a 3 anos este percentual esteja na casa dos 10%. Em 2010, a empresa deve fechar o ano com um total de 7 milhões de litros comercializados no País, 35% acima do volume de 2009. Para 2011, novos investimentos no mercado estão previstos, para que o Brasil, que atualmente apresenta consumo estimado de 200ml por ano possa aproximar-se de outros países como em Portugal, com 6,7 litros.

 

Veículo: DCI


Veja também

Direct Express amplia em 40% as entregas das compras feitas pelo e-commerce para o Natal

O comércio eletrônico é um segmento que requer uma logística diferenciada. Com os comé...

Veja mais
Roldão anuncia plano de expansão para 2011

O Atacadista Roldão anuncia planos de em 2011 inaugurar mais uma loja, agora no litoral paulista. A cidade escolh...

Veja mais
Setor de calçados bate recorde de produção

Nos piores anos de crise econômica, em 2001 e 2002, a Argentina fabricava 34 milhões de pares de calç...

Veja mais
Marcas nacionais reinam absolutas no varejo

Importante é desenvolver intensa identidade com o consumidor da região e uma ótima execuç&at...

Veja mais
Varejo ganha espaço na venda de celular

Indústria já negocia diretamente com lojistas 31% do volume de aparelhos comercializados   Est&aacu...

Veja mais
Família volta ao comando da Santher

Fabricante de guardanapos e papel higiênico já teve três presidentes desde 2003   Após...

Veja mais
Itambé cancela planta em SP e amplia em MG

A central de cooperativas de leite mineira Itambé decidiu cancelar o projeto de abrir uma unidade em Brodó...

Veja mais
IBGE: venda em supermercados fica estável em outubro

A segunda queda seguida nas vendas do varejo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de 0...

Veja mais
Produção de algodão crescerá 8% em 2011

Os preços recordes obtidos pelos produtores na atual campanha deverão elevar a produção mund...

Veja mais