As festas de final de ano nem chegaram e a Pandurata, empresa que fabrica as marcas Bauducco e Visconti já comemora a produção de panetones e de cestas de natal, que devem apresentar elevação de 15% e 40%, respectivamente, em comparação ao ano de 2009. Em números absolutos, serão fabricados 58 milhões de panetones e um milhão de cestas. A maior parte deste incremento nas vendas é originada da classe C em decorrência da expansão do emprego e da renda.
Com isso, a empresa, que faturou R$ 1,4 bilhão em 2009, espera fechar este ano com crescimento superior a 12% na comparação ao ano de 2009, alcançando a casa de R$ 1,6 bilhão.
Entre as medidas para confirmar esta meta em vendas, a empresa apostou em investimentos em comunicação e em mão de obra. A empresa contratou 2,650 mil trabalhadores, 15% a mais que em 2009, para atuar nas áreas de produção e operação em pontos de venda.
"Sempre iniciamos o processo de produção dos panetones com antecedência e, sabendo da demanda, nos preparamos para suportar o crescimento de volume", explicou Rodrigo Mainieri, gerente de Marketing de produtos sazonais da Pandurata. "Estamos investindo ainda R$ 25 milhões em ações de marketing que priorizam atividades no ponto de venda de todas as marcas, além de campanha publicitária específica para Bauducco", afirmou o executivo.
No mercado internacional, a Pandurata também apresentou um desempenho positivo e hoje exporta panetones para 22 países. No foco da empresa estão a América Latina e países da Ásia como o Japão. "Hoje, as vendas para outros países representam 10% de todos os negócios da companhia", estimou.
Segundo o instituto de pesquisa Nielsen, com esse volume a empresa detém participação de mercado de 60% em panetones industrializados.
Cestas de Natal
De acordo com Mainieri, a companhia já havia vendido cerca de 75% de toda a sua produção de cestas há um mês do Natal. Ou seja, 750 mil unidades de um total de um milhão, segundo as contas da própria empresa, cuja sede fica em Guarulhos (SP).
"Os outros 25% já estão comprometidos com as vendas destinadas ao varejo", explicou ele. "Atribuímos este sucesso ao aquecimento de mercado, que tem aumentado tanto a geração de empregos, quanto o poder aquisitivo, mas também ao canal de vendas exclusivo que direcionamos para o atendimento a empresas que compram as cestas para presentear os funcionários", concluiu.
Veículo: DCI