Para evitar o período em que o comércio recebe mais clientes, lojistas recomendam ir ao shopping no começo da manhã ou no fim da noite
Se você é como a maioria dos brasileiros e deixou para comprar os presentes de Natal na última hora, não se desespere. Pensando no consumidor que ainda não teve tempo para gastar o 13, shoppings e centros comerciais de rua ampliaram o horário de atendimento. E dá até para fugir do período em que as lojas ficam mais cheias de clientes.
Nos shoppings, os lojistas recomendam ir às compras logo na abertura ou perto do fechamento dos estabelecimentos. Já quem pretende ir para a Rua 25 de Março ou no Brás, o melhor horário é no fim da tarde, a partir as 15h - já que pela manhã esses endereços recebem consumidores de outras cidades e estados brasileiros.
"Por uma característica do comportamento do brasileiro - que deixa tudo para última hora -, o movimento nesses últimos dias que antecedem o Natal é muito maior do que no começo de dezembro", disse o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva.
Segundo o diretor, o bom momento da economia brasileira contribui para as expectativas positivas para este Natal. A previsão da Alshop é que as vendas neste fim de ano fiquem 14% das realizadas no mesmo período de 2009.
A Associação Comercial de São Paulo também está otimista. A previsão é de 12% no aumento das vendas neste ano em relação ao ano passado. "É um bom resultado, sem dúvida nenhuma", afirmou o superintendente institucional da entidade, Marcel Solimeo.
Segundo pesquisa realizada pela associação, os paulistas estão comprando preferencialmente roupas e calçados, mas outros itens também estão na lista, como televisão, geladeira, celular e notebooks. Solimeo explicou que a queda de preço dos eletroeletrônicos e as prestações mais acessíveis têm ajudado nas vendas.
Para o diretor da União dos Lojistas da Rua 25 de Março (Univinco), Marcelo Mauad, o aumento dos consumidores que vão às compras nesses últimos dias antes das festas de fim de ano deve contribuir para o fechamento positivo. A previsão, segundo Mauad, é aumentar das vendas de 10% a 15% em relação a 2009.
"Especialmente no dia 24, é um movimento muito bom e rápido, já que as pessoas já sabem o que vão comprar", afirmou Mauad, ao ressaltar que amanhã são esperadas cerca de 800 mil pessoas na 25 de Março.
Segundo o diretor da Univinco, os consumidores terão boas oportunidades de compra na sexta-feira na região da 25 de Março. Segundo Mauad, algumas lojas já estão liquidando os estoques e baixando ainda mais os preços das mercadorias.
Geralmente, as liquidações de Natal acontecem somente após o dia 25 de dezembro, principalmente nos shoppings, que fazem grandes promoções para acabar com estoque de verão logo no início da temporada. Grandes redes de lojas de departamento também fazem promoções após o Natal.
Na avaliação do economista Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), disse que muitos lojistas não estão estruturados para receber os consumidores e perdem vendas por falta de mercadoria no estoque.
Segundo Pastore, a falta de experiência em gestão dos lojistas explica em parte o problema. "As lojas acham que tem produtos suficientes, mas não têm. Quando os consumidores vão comprar na véspera do Natal, já não encontram a mercadoria que procuram. Isso dá uma falsa impressão de que a loja vendeu tudo. Na verdade, poderia vender muito mais."
O economista disse que isso acontece com muita frequência no comércio varejista porque o custo do dinheiro ainda é muito caro no Brasil. E, com medo de perder dinheiro com mercadorias no estoque, o lojista prefere comprar pouco.
"Isso acontece tanto nos shoppings como no comércio de rua. É muito difícil na véspera de Natal você encontrar aquilo que você realmente procura", afirmou Pastore.
Veículo: Diário de S.Paulo