Um Natal de R$ 11 bilhões

Leia em 1min 50s

Fecomércio calcula que o paulistano gastará, em média, R$ 168 em presentes neste Natal Movimento. Levantamento mostra que 67,9% dos consumidores deverão comprar, em média, 4,7 presentes cada

 

O Natal deste ano será o melhor da década na região metropolitana de São Paulo, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio).

 

O faturamento esperado para a data é de R$ 11 bilhões, alta real de 8,8% na comparação com 2009. Pelo levantamento da instituição, 67,9% dos consumidores pesquisados devem comprar, em média, 4,7 presentes, por um valor de R$ 51,12 cada. Dessa forma, o gasto per capita para o Natal será de R$ 168.

 

Para o economista da Fecomércio Fábio Pina, o menor desemprego da história - de 5,7%, de acordo, com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, o aumento da massa salarial ao longo do ano e a disponibilidade de crédito colaboram para o bom desempenho estimado para 2010.

 

"Todos esses fatores contribuem para o resultado. O quadro de confiança demonstrado pelo consumidor também ajuda", diz Pina. O economista lembra que, em média, nos demais meses o gasto dos consumidores no varejo é de R$ 8 bilhões.

 

Na comparação com a mesma pesquisa realizada em 2009, a principal variação é verificada na quantidade de pessoas que desejam comprar presente. No ano passado, esse índice foi de 61,5%. O valor da lembrança (R$ 49,28) e a média de presente por cada consumidor (4,4) permaneceram praticamente estáveis.

 

Por conta da alta no consumo, a Fecomércio identificou um aumento no endividamento dos compradores. Porém, ao contrário dos anos anteriores, não houve expansão da taxa de inadimplência.

 

Na avaliação de Pina, o Natal tem se sofisticado ao longo do tempo, principalmente por conta da possibilidade de parcelamento. "Esse fator ocorre porque os consumidores perceberam que podem parcelar a compra em mais vezes", diz Pina.

 

No acumulado do ano, o gasto com varejo deverá movimentar R$ 100 bilhões em toda a Grande São Paulo.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Mercado do pai, filho e avô

A comemoração do Natal, marcada pela ceia na noite do dia 24, evoca as tradições familiares....

Veja mais
Horário ampliado de lojas facilita últimas compras

Para evitar o período em que o comércio recebe mais clientes, lojistas recomendam ir ao shopping no come&c...

Veja mais
Lácteos: Com apoio do BNDES, Bom Gosto e GP criam empresa de R$ 3 bi

A gaúcha Bom Gostoe a Leitbomanunciaram ontem a fusão das duas companhias para criar uma nova empresa, a L...

Veja mais
Panvel e Nissei cruzam fronteiras no Sul do país

A rede de farmácias gaúcha Panvel, uma das maiores do país, abriu nesta semana as primeiras lojas n...

Veja mais
Monticiano e Bom Gosto confirmam união na Lácteos Brasil

A Monticiano, empresa de lácteos da GP Investimentos, e o laticínio gaúcho Bom Gosto formalizaram h...

Veja mais
Rhodia aposta no setor de xampus e condicionadores

A Rhodia Novecare, que tem fábrica em Santo André, aposta no crescimento do mercado brasileiro de produtos...

Veja mais
Marcas fortes despertam interesse pela Sara Lee

Nos últimos cinco anos, a Sara Lee Corp., que já teve uma colcha de retalhos de marcas de consumo, estreit...

Veja mais
Eurofarma vai às compras no Chile e reforça expansão

Com aquisições, grupo projeta receita de R$ 1,4 bilhão neste ano e crescimento de 30% em 2011 &nbs...

Veja mais
L'Oréal cria esmalte no Rio e exporta a partir de SP

América Latina compra tons de azul, verde, amarelo e roxo   Os esmaltes para unhas em tons de amarelo, lar...

Veja mais