Chuveiro elétrico na preferência do consumidor

Leia em 2min 30s

O chuveiro elétrico é uma das formas mais acessíveis e baratas de a população ter banho quente, garantindo saúde e asseio. Há valores de aparelhos para todos os bolsos. Em Curitiba, o preço dos chuveiros nas lojas varia de R$ 28,00 (para equipamentos mais simples) até R$ 250,00.

 

De um lado, quem usa o chuveiro elétrico economiza na compra de botijões de gás e economiza água, mas, de outro, aumenta o valor da conta de luz. Já o chuveiro movido a gás de cozinha, oferece um banho com mais vazão de água e maior temperatura nos dias frios.

 

Hoje, o aparelho movido a energia elétrica está presente em mais de 72% das residências brasileiras, segundo dados da Eletrobras/Procel. O Grupo de Chuveiros Elétricos (GCA) da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) defende que o chuveiro elétrico é o sistema de aquecimento que menos consome água.

 

Além disso, tem uma vazão que varia de 3 a 3,5 litros por minuto por minuto. O sistema a gás mais simples tem uma vazão de 7 litros por minuto. O elétrico aquece a água instantaneamente, ao abrir o registro a água sai quente na hora. Nos outros sistemas é necessário esperar de um a dois minutos para a água chegar quente e encontrar a temperatura ideal para tomar banho.

 

Ainda segundo o GCA, em relação ao consumo de energia, o chuveiro elétrico transforma mais de 95% da energia consumida em água quente. E só consome energia quando o registro é aberto.

 

O presidente do Sindicato dos Revendedores das Distribuidoras de Gás do Paraná (Sinregás-PR), José Luiz Rocha, tem opinião contrária. Ele disse que o uso do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, não é poluente. Para ele, a utilização deste combustível evita o excesso de consumo de energia e a construção de novas hidrelétricas.

 

''O País é auto-suficiente na produção de gás. Temos um produto que tem sobra e, por isso, não há necessidade de construir novas usinas hidrelétricas, agredindo o meio ambiente'', disse. Ele destacou ainda que o chuveiro a gás traz mais conforto ao consumidor.

 

Por outro lado, o engenheiro eletricista da Copel, Jorge Eduardo Schorr, defende que a utilização de energia elétrica para o chuveiro é melhor porque a emissão de gases do efeito estufa e gás carbônico é menor. Mas, lembrou que o chuveiro é o eletrodoméstico que mais consome energia em uma residência, ou seja, responde por 30% a 35% da conta de energia.

 

Ele recomenda que o consumidor sempre procure equipamentos elétricos com o selo Procel, porque garante baixo consumo de energia e melhor desempenho. Até agora, já contam com selo Procel televisores, máquinas de lavar roupa, geladeiras e lâmpadas fluorescentes compactas. O chuveiro deve ser o próximo a entrar na lista.

 

Veículo: Folha de Londrina - PR


Veja também

Produto poderá ter preço diferente no cartão

Os comerciantes poderão estipular preços diferentes para cada tipo de pagamento (cartão de cr&eacut...

Veja mais
Produto de tecnologia é o mais desejado

Computadores, câmeras fotográficas digitais, TVs e DVDs estão na lista de 47% dos consumidores &nb...

Veja mais
Sindpan descarta alta no preço do pão

Com a possibilidade de aumento na ordem de 20% do preço da farinha de trigo, surge novamente a possibilidade do p...

Veja mais
Consumidor de SP quer comprar mais no Natal

Apesar da crise financeira, a confiança dos consumidores paulistanos está no melhor nível em quase ...

Veja mais
Avon lança nova linha para cabelos crespos e quimicamente tratados

O know-how da já renomada linha de cuidados profissionais para os cabelos em casa é o diferencial da nova ...

Veja mais
Crise: comércio reduz emprego temporário pela metade

Fim de ano, tempo de festas em família, troca de presentes e comércio movimentado. Nesta época surg...

Veja mais
Temporário ou terceirizado? Na dúvida, fique com os dois

Nos últimos anos, presenciamos uma trajetória crescente de contratação de trabalhadores com ...

Veja mais
Acesso fácil à EPTG

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, na semana passada, uma importante obra que vai facilitar o trabalho de di...

Veja mais
Leite Mimi em sachê longa vida chega ao Carrefour

O leite Mimi, produzido pela Cooperativa Languiru Ltda , em embalagem longa vida do tipo sachê já est&aacut...

Veja mais