Em 2010 o setor de panificação do Paraná passou por algumas dificuldades principalmente com a alta do trigo e de outras matérias primas. Mesmo com as instabilidades o saldo acabou sendo positivo, com um aumento no consumo e na quantidade de estabelecimentos abertos. Um dos pontos a ser destacado foi a Feira Paranapão, que está se consolidando e unindo o setor que busca novas tecnologias e serviços.
Para 2011, o SIPCEP – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná está bastante otimista com o aquecimento do mercado e, segundo o presidente, Vilson Felipe Borgmann, o incremento no consumo de pães deve ficar na faixa de 10% face ao aumento do poder aquisitivo da população. Hoje, o consumo de pães no Paraná é de 42,9 kg per capita/ano ultrapassando a média nacional de 33,50kg per capita/ano.
“Apesar do nosso estado já ser referência no consumo, estamos trabalhando para que 2011 seja um ano ímpar para o setor”, afirma Borgmann.
Números do Setor - O setor panaderil possui uma alta representatividade no cenário econômico nacional, estando entre os seis maiores segmentos industriais do Brasil. As 63 mil padarias do país atingem um faturamento anual de 49,52 bilhões e são responsáveis pela geração de 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão de indiretos.
A panificação paranaense possui altos índices dentro desse panorama nacional. Com um total de 4.206 padarias no estado, o setor fatura 1,250 bilhão anualmente e gera 37 mil empregos diretos e 80 mil indiretos.
Veículo: Revista Fator Brasil