Programa do governo precisa ser divulgado, diz farmácia

Leia em 1min 10s

Apesar de ser um dos programas mais bem avaliados do governo, o Farmácia Popular, que teve ampliação anunciada ontem pela presidente Dilma Rousseff, pode ter ainda algumas amarras, de acordo com o varejo.

 

O programa, que começou em 2004 e que oferecia medicamentos com até 90% de desconto, ainda carece de investimentos em divulgação, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).

 

A presidente anunciou ontem que o programa crescerá e passará a oferecer gratuidade para medicamentos contra diabetes e hipertensão.
"É o mais bem avaliado do governo, mas se o consumidor não sabe dele, tem dificuldade em crescer. Muitas vezes é a rede que tem que divulgar", diz Sergio Mena Barreto, presidente da entidade.

 

As vendas do programa caíram de R$ 147,9 milhões em 2009 para R$ 139,2 milhões no ano passado, segundo a Abrafarma, que reúne redes como Drogasil, Pague Menos e Droga Raia. O levantamento da entidade não abrange todas as drogarias conveniadas no programa.

 

Em unidades vendidas, há queda de 14,1 milhões em 2009 para 12,8 milhões em 2010, segundo a Abrafarma.

 

O Ministério da Saúde diz que o governo auxilia os parceiros do programa fornecendo material publicitário para divulgação nas lojas.
Cerca de 85% dos entrevistados em pesquisa do IBGE em agosto dizem conhecê-lo e 86,4% o avaliam como positivo, segundo o ministério. Hoje são 15 mil estabelecimentos conveniados.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Cesta básica encarece R$ 43 em um ano

O consumidor do Grande ABC gastou R$ 43 a mais para encher o carrinho do supermercado no mês passado em compara&cc...

Veja mais
Electrolux vai aumentar preços

O novo presidente mundial da Electrolux, Keith McLoughlin, fez ontem a sua primeira apresentação ao mercad...

Veja mais
PepsiCo investe para dobrar de tamanho no norte e nordeste

A PepsiCo, líder no Brasil no segmento de snacks ("salgadinhos"), tem planos de ampliar presença nas Regi&...

Veja mais
Aporte da Infraero impulsiona setor de cargas

Com cerca de R$ 571 milhões para serem aplicados nestes próximos quatro anos, a Empresa Brasileira de Infr...

Veja mais
Rede Taeq inicia nova promoção

Com ação de vendas com descontos, o Grupo Pão de Açucar acaba de reforçar a comercial...

Veja mais
Walmart amplia marca própria

A rede sumermercadista Walmart lança na próxima semana um novo produto na categoria de limpeza da marca Bo...

Veja mais
Venda da Casa & Vídeo para o BTG abre nova onda de fusões no setor

Recomeça a onda de fusões e aquisições no setor varejista brasileiro, com o anúncio, ...

Veja mais
É de 47% a alta dos alimentos em 1 ano

As cotações dos produtos básicos no mercado internacional sobem sem parar, com destaque para alimen...

Veja mais
Cremer inicia disputa contra Mabesa, da Hypermarcas

A fabricante de produtos médicos Cremer obteve na Justiça uma liminar que obriga a Mabesa, controlada pela...

Veja mais