Lucro da Nestlé mais que triplica em 2010 depois da venda da Alcon

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O lucro da companhia suíça Nestlé mais do que triplicou em 2010, com ajuda da venda de sua participação de 52% em produtos ópticos na Alcon para a Novartis, por US$ 28,3 bilhões. O aumento da receita da Nestlé em mercados emergentes e na divisão de nutrição também favoreceu o resultado. O lucro líquido da companhia cresceu para US$ 35,65 bilhões, ante US$ 11 bilhões um ano antes. Analistas consultados pela Dow Jones estimavam, em média, lucro de US$ 37,54 bilhões. - A receita subiu 1,9% em 2010, somando US$ 115,3 bilhões, ante US$ 113,1 no ano anterior. O crescimento orgânico da receita, que exclui efeitos do câmbio e aquisições, foi de 6,2%. Analistas entrevistados pela Dow Jones esperavam, em média, receita de US$ 115,1 bilhões. A Nestlé repetiu sua meta de obter crescimento orgânico em torno de 5% e de aumentar a margem de lucro operacional com câmbio constante.

 

A maior produtora mundial de alimentos em receita afirmou que está confiante nas perspectivas para 2011, apesar da alta dos preços das matérias-primas. "Estamos começando 2011 bem posicionados para enfrentar as incertezas que estão adiante, inclusive a volatilidade dos preços dos materiais brutos", declarou a empresa em comunicado. "Portanto, estamos confiantes em alcançar o modelo da Nestlé para 2011, com crescimento orgânico entre 5% e 6% e melhora da margem Ebit com câmbio constante", disse.

 

A margem Ebit é a relação entre Lucro Antes de Juros e Impostos e a receita líquida.

 

A Nestlé afirmou ainda que a forte demanda nos mercados emergentes ajudará a equilibrar o intenso aumento nos custos de produção ao longo deste ano. O grupo suíço disse estar bem posicionado para lidar com os aumentos dos preços das commodities por meio do controle de custos e do aumento dos valores de seus produtos. "Vimos um significativo aumento dos preços de matérias-primas no segundo semestre", disse o vice-presidente financeiro da Nestlé, Jim Singh. "Esperamos de 2,5 bilhões a 3 bilhões de francos suíços adicionais em custos de produção em 2011." O aumento seria de entre 8% e 10% sobre a base de custos de cerca de 30 bilhões de francos suíços, segundo a companhia.

 

A Nestlé conta com sua sólida presença nos mercados emergentes, onde o crescimento das vendas foi de 11,5% em 2010, além do bom desempenho de marcas como a do chocolate KitKat para equilibrar os altos preços de leite, cacau, café, açúcar e grãos.

 

Veículo: DCI


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