Recuo no varejo traz preocupação a analista

Leia em 1min 20s

O resultado das vendas do varejo em dezembro - uma estabilidade na comparação com novembro -, segundo divulgou na última segunda-feira (15) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um quadro pior do que a desagregação do índice apresenta. A observação é do economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luiz Otávio de Souza Leal. Ele ressalta que, quando aberto, a situação das vendas do varejo não se mostra tão feia como revela o índice pleno, na margem. Dos grandes grupos que compõem a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), só o de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios e Fumo registrou em dezembro um resultado ruim, com queda de 0,3% na comparação com novembro. "O indicador de vendas ampliadas é um exemplo disso", afirma o economista do ABC Brasil, referindo-se à alta de 2,3% no agregado, puxada por 4,7% nas vendas de carros e materiais de construção.

 

Para o fechamento de 2011, o economista do ABC Brasil espera que as vendas do comércio varejista registrem um crescimento de 5% a 6%. "Trabalhamos com um viés de baixa por conta de o reajuste do salário mínimo neste ano ser o menor desde 1999" e por conta dos efeitos da medidas macroprudenciais", afirma Souza Leal. Para a produção industrial, ele prevê ainda que haja um crescimento anual de cerca de 4%, o que pode manter o descompasso entre oferta e demanda. "Não tem como a indústria crescer mais que 4% em 2011 a não ser que a economia internacional melhore acima do esperado", diz.

 

Veículo: DCI


Veja também

Ovos e bolos de Páscoa terão vendas maiores

Apesar da vedete das vendas na época da Páscoa ainda serem os ovos de chocolate, este ano a perspectiva da...

Veja mais
Lucro da Nestlé mais que triplica em 2010 depois da venda da Alcon

O lucro da companhia suíça Nestlé mais do que triplicou em 2010, com ajuda da venda de sua particip...

Veja mais
Batavo lança a maior promoção de sua história

Serão investidos R$ 15 milhões na campanha “Geladeira Premiada Batavo”, que irá sortear...

Veja mais
Anvisa aprova cinco novos medicamentos genéricos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a entrada de cinco novos medicamentos gen...

Veja mais
Plutonita, da Arcor, apresenta uma novidade selvagem

O chicle promete conquistar crianças que buscam sabores e sensações diferenciadas.   A Arcor...

Veja mais
Yoki Alimentos apresenta nova promoção “Kitano na sua Mesa”

Empresa promove a linha de caldos em cubo da marca Kitano no pequeno e médio varejos de todo o País. &nbs...

Veja mais
Coleção Barbie da Grendene: para meninas antenadas, mas muito românticas

Uma coleção que mescla elementos lúdicos e românticos com ícones contemporâneos....

Veja mais
Câmbio afeta setor de lácteos

Perda da competitividade no mercado externo e custo de produção afetaram embarques.   A valoriza&cc...

Veja mais
Brasil se torna o terceiro maior mercado para a Nestlé

O Brasil superou a Alemanha e se tornou o terceiro maior mercado consumidor para a Nestlé, a maior empresa de ali...

Veja mais