Mercado publicitário tem expansão de 18% em 2010

Leia em 2min 50s

Gastos com anúncios em veículos de comunicação somaram R$ 29,1 bi

 

Segunda maior mídia, com 12,4% do total, jornais tiveram alta de 3,4%, indo para R$ 3,24 bilhões no ano passado

 

O mercado publicitário movimentou R$ 35,96 bilhões no Brasil no ano passado, crescimento de 17,7% ante 2009.

 

Descontada a inflação (medida pelo IPCA), a alta foi de 12%. Deste total, R$ 29,1 bilhões foram investidos na aquisição de anúncios em veículos de comunicação.
Os dados fazem parte do Projeto Inter-Meios, uma parceria do Grupo Meio&Mensagem com a consultoria PriceWaterhouseCoopers e com os principais veículos de comunicação.

 

O projeto contabiliza dados de aproximadamente 90% dos veículos, que faturaram R$ 26,2 bilhões com publicidade.
A diferença de R$ 2,9 bilhões é calculada por estimativa. Nessa diferença estão incluídos os gastos com compra de mídia no Google, por exemplo, que domina o mercado de links patrocinados.

 

O grande destaque do ano passado foram as TVs abertas, segundo José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo M&M. Apesar das previsões de queda de audiência com o aumento da presença da internet, a TV aberta bateu recorde de participação no bolo publicitário, concentrando 62,9% dos investimentos. No ano anterior, a fatia foi de 60,9%.

 

O faturamento bruto saltou de R$ 13,6 bilhões para R$ 16,5 bilhões, incremento de 21,6%.
"Uma mídia tradicional que concentra mais da metade do bolo publicitário conseguir crescer dois pontos percentuais é um feito e tanto", diz Salles Neto.

 

Segunda maior mídia em receita publicitária, os jornais viram as receitas com publicidade aumentarem em R$ 107 milhões, para R$ 3,24 bilhões (alta de 3,4%). A participação dos veículos impressos ficou em 12,4%.

 

Como vem acontecendo nos últimos anos, o meio que mais cresceu em termos percentuais foi a internet, com alta de 28%. O faturamento foi a R$ 1,2 bilhão, ante R$ 950 milhões em 2009.

 

A mídia digital passou o rádio no ano passado e já detém 4,6% do total do bolo publicitário. O número, no entanto, não contabiliza as receitas do Google com links patrocinados.

 

Pelos cálculos do M&M, o Google faturou R$ 1 bilhão em 2010. Se esse faturamento fosse contabilizado no Projeto Inter-Meios, a internet poderia superar o meio revista, que obteve uma receita bruta de R$ 1,97 bilhão no ano passado, com crescimento de 14,9%.

 

Apesar de ter pedido o quarto lugar para a internet, o meio rádio também cresceu. A receita bruta com publicidade passou de R$ 987 milhões para R$ 1,09 bilhão.
O rádio tem atraído anunciantes de peso como Nestlé e Disney, que recentemente batizaram emissoras com suas marcas.

 

CAUSAS

 

O desempenho do mercado publicitário durante o ano passado foi impulsionado pela Copa do Mundo e pelas eleições.

 

Mas ele foi bem maior no primeiro semestre (alta de 30%), devido à regra de que em ano eleitoral o poder público só pode anunciar feitos governamentais até a data-limite de 30 de junho.

 

Para este ano, Salles Neto prevê um crescimento de 10%. "É um crescimento expressivo, considerando que estamos saindo de uma base de forte crescimento em 2010."

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

A BIC agora vai muito além das canetas no Brasil

Para crescer em seu segundo maior mercado no mundo, grupo francês diversifica portfólio e começa a v...

Veja mais
Saatchi X quer aprender com o varejo brasileiro

Presidente da agência especializada em marketing no ponto de venda, Dina Howell chega hoje ao País que viro...

Veja mais
Brasileiros estão atentos aos rótulos de embalagem

Estudo da GfK revela que metade dos brasileiros afirma ler frequentemente o rótulo das embalagens.   Metad...

Veja mais
Pão de Açúcar tem lucro 25% maior e quer mais drogaria e posto

Estão rindo à toa os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), ao contabilizar lucro l...

Veja mais
Maxxi Atacado segue expansão no Nordeste

O Maxxi Atacado, loja do grupo Walmart segue sua expansão no Nordeste, de olho nos bons números do segment...

Veja mais
Porque não vende?

É muito comum ouvir vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o govern...

Veja mais
Frutas, legumes e verduras ficam até 26,61% mais caros

O clima quente e o excesso de chuvas deste início de ano tornaram alimentação saudável mais ...

Veja mais
Assaí mira o pequeno comerciante em PG

Abriu ontem ao público a loja do Assaí do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande. A unidade, do Grupo P&a...

Veja mais
Avon faz reestruturação global

A Avon anunciou ontem uma reestruturação que prevê a redução de seis áreas come...

Veja mais