Porque não vende?

Leia em 2min 50s

É muito comum ouvir vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o governo, a crise, os impostos, o clima, o noticiário, e tantos outros, como resposta a simples pergunta “Porque não está vendendo mais?” 
 


Culpá-los são desculpas, pois a racionalidade indica que o clima, o governo, a crise, os impostos são os mesmos para todos e se há quem esteja vendendo melhor, é uma evidência de que é possível vender mais e melhor. Há ainda situações piores e mais ridículas, como aqueles que atribuem a culpa por não vender, aos clientes!

 

Gosto de uma frase do publicitário Nissan Guanaes (agência África) quando diz "enquanto uns choram, outros vendem lenços". Vende bem quem entende que o cliente é o protagonista da venda. Ele nunca será fiel, se não formos fiéis e leais a ele. Para quem acha que faz "tudo" pelo cliente, procure refletir se o "tudo" é o seu melhor e mais, se a concorrência não faz melhor, especialmente aquilo que o cliente realmente valoriza. Reflita se você não está fazendo o que VOCÊ acha melhor e não exatamente o que o CLIENTE que você deseja, considera melhor. As empresas que vendem mais e melhor, são aquelas que entendem antes de atender, os clientes que elas desejam. As pessoas gastam mais, quando recebem mais, portanto, ofereça algo a mais e terá clientes fiéis, fãs e amigos.

 

Números impressionantes

 

48% das vendas não realizadas são decorrentes de alguma falha no processo de vendas e contato com o cliente. (pesquisa da Revista Venda Mais)

 

81% é o percentual de decisões de compras no ponto-de-venda, ou seja, em frente as mercadorias, identificado no Brasil. É a chamada compra por impulso, que funciona muito bem por aqui. (pesquisa da Consultoria Nielsen, 2008)

 

8,8% de empregos gerados a mais do que antes da crise de 2008 são alguns dos números positivos apontados pelas indústrias do RS. Os setores de máquinas agrícolas, construção civil e móveis estão entre os que mais empregaram nos últimos meses. O único setor que ainda não conseguiu superar os números de 2008 é a indústria calçadista. (Fonte: ZH 25/7/10)

 

75% foi o aumento das vendas de televisores no primeiro semestre de 2010, em relação a 2009. O resultado é atribuído à copa do mundo da FIFA.

 

4,2 bilhões de reais é o que deve faturar a indústria de móveis do Rio Grande do Sul. Aproveito para lembrar que a região Noroeste possui o segundo pólo moveleiro do Estado. (Fonte: Movergs)

 

17,5% foi o aumento no faturamento das 20 maiores redes de supermercados do Brasil em 2009, comparado com 2008. (ABRAS 2010)

 

179.109.801 foi o número de celulares ativos em março de 2010 , no Brasil. São 93,01 telefones celulares para cada 100 habitantes. (ANATEL 2010)

 

29 milhões de brasileiros se conectam a uma nova rede social como orkut, facebook, twitter, hi5, ... dentre outros (Revista Venda Mais)

 

1,324 trilhão de reais somam os investimentos projetados pelo setor de infra-estrutura e construção civil para o período 2010 – 2013, no Brasil, sendo 54,6% maior que o investido entre 2005 e 2008. (BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento)

 

Veículo: Site Administradores


Veja também

Brasileiros estão atentos aos rótulos de embalagem

Estudo da GfK revela que metade dos brasileiros afirma ler frequentemente o rótulo das embalagens.   Metad...

Veja mais
Pão de Açúcar tem lucro 25% maior e quer mais drogaria e posto

Estão rindo à toa os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), ao contabilizar lucro l...

Veja mais
Maxxi Atacado segue expansão no Nordeste

O Maxxi Atacado, loja do grupo Walmart segue sua expansão no Nordeste, de olho nos bons números do segment...

Veja mais
Frutas, legumes e verduras ficam até 26,61% mais caros

O clima quente e o excesso de chuvas deste início de ano tornaram alimentação saudável mais ...

Veja mais
Assaí mira o pequeno comerciante em PG

Abriu ontem ao público a loja do Assaí do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande. A unidade, do Grupo P&a...

Veja mais
Avon faz reestruturação global

A Avon anunciou ontem uma reestruturação que prevê a redução de seis áreas come...

Veja mais
De olho no mercado brasileiro, Heinz negocia acordo com a Quero

Estão em estágio avançado as negociações entre a americana H.J. Heinz e a Quero Alime...

Veja mais
Produtor pede ajuda para enfrentar feijão da China

Governo avalia impor travas à importação e aumentar a TEC   Os produtores de feijão d...

Veja mais
Colheita de trigo deverá cair 26% no Paraná nesta safra

O primeiro levantamento sobre a safra de trigo 2011 no Paraná mostrou que pode haver redução de 11%...

Veja mais