Brasileiros estão atentos aos rótulos de embalagem

Leia em 2min 50s

Estudo da GfK revela que metade dos brasileiros afirma ler frequentemente o rótulo das embalagens.

 

Metade dos brasileiros afirma ler sempre ou na maior parte das vezes o rótulo das embalagens antes de comprar um produto. Há ainda 27% que o fazem com menor frequência, totalizando 77% de consumidores que têm o hábito de ler os rótulos das embalagens pelo menos de vez em quando. A constatação é de uma pesquisa realizada pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor.

 

O estudo revela que os entrevistados com idades entre 35 e 55 anos são os mais atentos ao conteúdo das embalagens: 55%. Entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, o índice de leitura é o mais baixo: 44%.

 

Paulo Carramenha, diretor presidente da GfK CR e professor do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, destaca que há um crescente interesse dos consumidores na busca por informações que os ajudem nas suas decisões de compra e as embalagens têm papel fundamental nesse processo. “Muitas empresas já atentaram para esse aspecto e vêm usando a embalagem como um dos principais canais de comunicação com os consumidores, para divulgar os benefícios e valores das suas marcas”, explica.

 

Nota-se ainda uma mudança no interesse pelas informações contidas nas embalagens entre os consumidores das diferentes classes sociais. Entre os integrantes das classes C e D o índice de leitura frequente dos rótulos é de 46%, enquanto que nas classes A e B chega a 54%.

 

Não há, no entanto, variação de comportamento entre homens e mulheres, que têm a mesma preocupação com o assunto. 50% dos entrevistados do sexo feminino e masculino afirmam ter esse costume.

 

Para realizar o estudo, a GfK ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).

 

GfK-Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

 

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

 

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mapfre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. | www.gfkcr.com.br

 

Veículo: Revista Fator Brasil

 


Veja também

Pão de Açúcar tem lucro 25% maior e quer mais drogaria e posto

Estão rindo à toa os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), ao contabilizar lucro l...

Veja mais
Maxxi Atacado segue expansão no Nordeste

O Maxxi Atacado, loja do grupo Walmart segue sua expansão no Nordeste, de olho nos bons números do segment...

Veja mais
Porque não vende?

É muito comum ouvir vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o govern...

Veja mais
Frutas, legumes e verduras ficam até 26,61% mais caros

O clima quente e o excesso de chuvas deste início de ano tornaram alimentação saudável mais ...

Veja mais
Assaí mira o pequeno comerciante em PG

Abriu ontem ao público a loja do Assaí do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande. A unidade, do Grupo P&a...

Veja mais
Avon faz reestruturação global

A Avon anunciou ontem uma reestruturação que prevê a redução de seis áreas come...

Veja mais
De olho no mercado brasileiro, Heinz negocia acordo com a Quero

Estão em estágio avançado as negociações entre a americana H.J. Heinz e a Quero Alime...

Veja mais
Produtor pede ajuda para enfrentar feijão da China

Governo avalia impor travas à importação e aumentar a TEC   Os produtores de feijão d...

Veja mais
Colheita de trigo deverá cair 26% no Paraná nesta safra

O primeiro levantamento sobre a safra de trigo 2011 no Paraná mostrou que pode haver redução de 11%...

Veja mais