Supermercados: No Rio, Zona Sul vai investir R$ 30 milhões

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A carioca Zona Sul, considerada a rede de supermercados sofisticada do Rio, pretende investir R$ 30 milhões neste ano na abertura de duas novas lojas e reforma de outras quatro. O volume de recursos também engloba a inauguração da segunda loja da bandeira Megabox, mais popular e no formato de atacarejo. A nova unidade ficará pronta no segundo semestre e a intenção da família Leta, controladora da rede, é chegar a 2016 com dez unidades da marca mais popular.

 

Para a bandeira Zona Sul, a expectativa é fechar 2011 com 35 unidades. A rede atual é de 33 lojas. O diretor comercial e operacional da empresa, Pietrangelo Leta, disse que outras quatro lojas serão reformadas, ampliando a área útil de vendas de cada uma entre 20% e 30%.

 

Com isso, a previsão é que a rede aumente o volume de vendas este ano entre 10,8% e 11%, um ritmo expressivo, embora abaixo dos 14,5% obtidos no ano passado. "Mesmo com a economia dando uma freada, o negócio ainda está aquecido na nossa área", diz Leta.

 

O executivo preferiu não informar sobre o faturamento registrado em 2010. Em 2009, o Zona Sul aumentou as vendas em 11%, para R$ 853,5 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Esse desempenho coloca a rede na 19ª posição, no ranking dos maiores supermercados do país. Em 2008, ela ocupava o 17º lugar.

 

Ele informou que o investimento previsto para 2011 segue próximo ao desembolso de 2010, quando o grupo inaugurou a primeira unidade da Megabox, em Olaria, na zona norte do Rio de Janeiro.

 

Um ano depois da chegada da bandeira Megabox ao mercado, Leta confirmou que uma nova loja será aberta no segundo semestre na Baixada Fluminense ou no Recreio dos Bandeirantes. O resultado da Megabox no primeiro ano, segundo ele, foi dentro do esperado. A bandeira tem uma lucratividade menor que o Zona Sul, embora o volume vendido seja maior. O estoque da Megabox é enxuto e cabe na loja.

 

As duas bandeiras operam juntas em se tratando de produtos importados. O Zona Sul importou no ano passado 350 contêineres de produtos variados e hoje a rede é o quarto maior importador de vinhos do Brasil. No total, os importados representam 14% do faturamento da marca. O objetivo agora é oferecer maiores volumes de produtos estrangeiros na Megabox.

 

Enquanto a nova bandeira leva as gôndolas do grupo para perto das classes C e D, Leta garante que a marca Zona Sul não se afastará do foco de produtos e serviços diferenciados.

 

"O nosso negócio não é vender pilhas de arroz. Temos que saber qual o nosso negócio. Vender pilha de geleia importada ou de azeite importado é o nosso negócio. Você tem que saber qual é o seu negócio", frisou.

 

Leta acrescentou que o foco da empresa até 2015 será restrito ao Rio de Janeiro e não descartou a aquisição de pequenos concorrentes. "A gente quer consolidar ainda mais a marca no Rio. Temos nosso mercado aqui. E que venha a concorrência".

 

Veículo: Valor Econômico


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