Varejo aposta em vendas até 90% maiores no Dia das Mães Encomendas aumentaram 100%.

Leia em 3min 10s

O aumento do poder de compra e da confiança dos consumidores na economia deverá incrementar as vendas do Dia das Mães, considerada a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás somente do Natal. Pelo menos essa é a previsão de lojistas de Belo Horizonte, que preveem neste ano faturamento superior ao registrado no mesmo período de 2010. Para atender ao crescimento de até cerca de 90% nos negócios, os comerciantes investiram na composição dos estoques, que estão até 100% superiores em relação aos formados no mesmo período do exercício passado.

 

De acordo com a gerente da loja Folic do Pátio Savassi, na região Centro-Sul da Capital, Patrícia Campolina da Cruz, as encomendas começaram a ser feitas juntamente com os pedidos para a coleção outono/inverno, no final do ano anterior, com o objetivo de conseguir melhores condições de negociação junto aos fornecedores. "Além disso, tradicionalmente, os produtos negociados no Dia das Mães fazem parte dessa coleção. Por isso, fazemos as encomendas ao mesmo tempo", explicou a funcionária. "Agora, daremos início à comercialização de alguns itens, mas a grande procura só deverá acontecer no próximo mês", acrescentou.

 

Embora não tenha revelado o percentual de aumento das encomendas ante as realizadas para o mesmo intervalo de 2010, a gerente informou que o incremento é natural e ocorre a cada ano. "Planejamos os pedidos de acordo com os resultados da data anterior. Neste caso, as vendas têm sido crescentes a cada exercício", disse Patrícia da Cruz. Baseado nisso, a expectativa é de alta de 40% nos negócios em 2011.

 

Outra varejista que está otimista é a Arquibancada, especializada na comercialização de artigos esportivos e que possui sete lojas em Belo Horizonte. De acordo com o proprietário da rede, Ewerton Starling, apesar de o segmento normalmente atrair mais homens do que mulheres, no seu caso os negócios ficam igualmente divididos.

 

 

Joias - Para garantir boas vendas no Dia das Mães, a empresa comprou, ainda no primeiro mês deste ano, kits esportivos femininos e joias folheadas a ouro e prata, como colares, anéis, brincos e pulseiras, com design dos times de futebol do Estado.

 

"Na verdade, a data é a terceira melhor para a Arquibancada, pois ela perde, em volume de vendas, para o Dia dos Namorados e para o Natal. Mesmo assim, possui grande representatividade para os negócios da empresa. Para se ter uma ideia, em maio o faturamento chega a aumentar 100% em relação ao registrado nos demais meses do ano", afirmou Starling.

 

Para atender ao crescimento na demanda, a loja aumentou em 100% as encomendas na comparação com os pedidos feitos em 2010, quando a rede contava com cinco lojas na cidade. "Com isso, prevemos aumentar o volume de vendas do período em cerca de 90% frente ao mesmo intervalo do ano passado", completou.

 

Na Rafa’s Calçados, que possui quatro unidades em Belo Horizonte, os pedidos para o Dia das Mães também foram realizados junto com as encomendas da nova coleção, ainda no fim do ano passado. Segundo o gerente da unidade do Barro Preto, na Região Centro-Sul da Capital, José Maria Martins de Araújo, os itens começaram a chegar em janeiro e foram estocados para serem comercializados a partir de abril.

 

Conforme ele, as compras junto aos fornecedores estão aproximadamente 20% superiores às realizados em igual período do ano anterior e acompanham a expectativa de incremento nas vendas para o Dia das Mães (20%). Além disso, a diversificação do mix também está maior. "Ampliamos a variedade de produtos, aumentando não só os modelos de sapatos, mas também de bolsas, cintos e demais acessórios", explicou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Custo da Danone cai com embalagem mais leve

A multinacional francesa Danone tem investido para tornar o Brasil uma base forte para seus negócios. Segundo o p...

Veja mais
Balas Santa Rita produz no limite da capacidade

A empresa, que emprega 400 pessoas e enfrenta a alta dos preços da cana-de-açúcar, fabrica 50 tonel...

Veja mais
Estiagem afetou safra de feijão Previsão aponta queda próxima a 15% na produção do grão na região Noroeste de Minas.

A estiagem que atingiu Minas Gerais entre o final de janeiro e início de fevereiro provocou perdas na safra de fe...

Veja mais
Classe baixa prioriza beleza e TV paga

Sete em dez empresas que atuam no mercado popular têm resistência em suas organizações para at...

Veja mais
Prejudicada pela chuva, salada sobe mais que inflação

A salada está bem mais salgada para o consumidor. Alguns itens que compõem esse prato dos paulistas subira...

Veja mais
Impostos e pirataria reduzem potencial da indústria de games

Por ano, categoria movimenta R$ 300 milhões no país; feira em SP discute desenvolvimento   Piratari...

Veja mais
Lácteos Brasil e Parmalat italiana negociam união

A LBR Lácteos Brasil e a Parmalat SpA, da Itália, negociam uma união, segundo a imprensa italiana. ...

Veja mais
Excesso de chuva poderá afetar novo recorde da safra agrícola

Se as chuvas continuarem, o país não deverá atingir as previsões acima de 151 mi de tonelada...

Veja mais
Coop amplia unidade em Santo André, no ABC

A Cooperativa de Consumo (Coop), que faturou R$ 1,522 bilhão no ano passado, anunciou que iniciará "em bre...

Veja mais