A proximidade da Páscoa, considerada pelo varejo como uma das melhores datas do ano em termos de vendas, movimenta o comércio e aquece o mercado de chocolates. Para atender ao aumento previsto na demanda, as redes supermercadistas do Estado já formaram os estoques, que estão até 25% maiores do que os registrados em igual época de 2010. E a projeção é de que os negócios superem em até 25% os realizados no exercício passado.
No grupo Super Nosso, que possui 12 lojas em Belo Horizonte, os pedidos neste ano cresceram cerca de 25% em relação a 2010. Segundo o proprietário, Euler Fuad, o aumento ocorreu em função da expectativa de expansão das vendas, que deverá ocorrer no mesmo percentual (25%) do incremento das encomendas.
"Tradicionalmente, a Páscoa é uma data bastante representativa para o setor supermercadista. Para se ter uma ideia, no nosso caso, ela só perde, em termos de comercialização, para o Natal e responde por 30% do nosso faturamento anual", explicou.
Conforme Fuad, além de oferecer itens de 10 diferentes indústrias de chocolate, as unidades do Super Nosso também irão disponibilizar neste ano produtos artesanais de marca própria. Segundo ele, ao todo, serão mais de 60 artigos, incluindo bolos, ovos e coelhos de chocolate e cestas comemorativas, com o objetivo de incrementar os negócios.
"Queremos fazer desta a melhor Páscoa do Super Nosso. Para isso, adotamos uma série de medidas internas, implementamos nossa marca própria de produtos artesanais e estamos concluindo as negociações junto aos fornecedores, a fim de mantermos os preços praticados no ano passado", afirmou.
Em muitas lojas do Estado, as gondôlas já estão montadas com produtos da época
No Supermercado Candidés, situado em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, o objetivo é aumentar as vendas deste exercício em pelo menos 5% na comparação com o ano passado. Para isso, de acordo com o comprador da rede, Jorge Alves Costa, as encomendas foram ampliadas em 10% ante 2010.
"Iniciamos as negociações em meados de fevereiro. As mercadorias já começaram a chegar e até o fim desta semana já estaremos com todas as gôndolas montadas" disse.
Em relação à diversificação do mix de produtos típicos a serem oferecidos no período, Costa informou que neste ano a empresa optou por atender a todas as faixas de renda, com mercadorias de cinco diferentes marcas. "Até o ano passado, trabalhávamos mais os artigos voltados para as classes mais altas. Mas com o aumento da renda da população e o crescimento das classes C e D, decidimos diversificar o mix", ressaltou.
Na rede de Supermercados Coelho Diniz, sediada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, os produtos já estão expostos e sendo comercializados. Conforme o proprietário, Ercílio Diniz Filho, a meta é aumentar as vendas do período em pelo menos 25% em relação à Páscoa do ano anterior. "Por isso, ampliamos as encomendas em 10% na comparação com os pedidos feitos em igual período de 2010", afirmou.
Além disso, segundo ele, outras medidas estão sendo adotadas, como maiores investimentos em publicidade, expansão do espaço disponível para comercialização dos produtos e ampliação do número de fornecedores de ovos de chocolate. "Antes, trabalhávamos com quatro marcas. Neste ano serão seis", adiantou.
Já no Silveira Supermercados, com três unidades em Barbacena, na região dos Campos das Vertentes, a estratégia foi outra. De acordo com o diretor César Silveira, a escolha foi manter os pedidos nos mesmos níveis de 2010, tendo em vista a inauguração de uma loja de uma grande concorrente, que aconteceu no fim do ano passado na cidade.
"Apesar de a data ter grande peso para os nossos negócios, sendo responsável por 20% do faturamento anual, não acreditamos em vendas melhores neste ano. O município conta agora com uma grande rede varejista e não teremos condições de competir com ela. Ainda assim, negociamos junto aos fornecedores, de forma a manter basicamente os mesmos preços praticados no ano passado", justificou.
Veículo: Diário do Comércio - MG