Evento promove troca de experiências entre empreendedores e profissionais do setor
Produtores de banana, técnicos e empresários ligados ao setor da fruticultura se reúnem em União dos Palmares (AL) nesta terça, dia 21, para o Encontro dos Produtores de Banana do Território Mata Alagoana. O evento, promovido pelo Sebrae em Alagoas, visa fortalecer a produção no Estado por meio da troca de experiências entre empreendedores e profissionais do setor.
Cerca de 180 pessoas devem participar do encontro, que irá discutir assuntos relacionados à comercialização, acesso a mercados, controle de doenças e organização de cooperativas. Entre os palestrantes estão o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zilton José Maciel; o presidente da Cooperativa dos Produtores de Banana de Bom Jesus da Lapa (BA) Cleriston Duarte; e o coordenador do Projeto de Banana em Itajaí (SC), Jean Gern.
– O encontro será uma oportunidade de conhecermos as tecnologias utilizadas na produção de banana em diferentes estados brasileiros, além da organização dos produtores. Queremos melhorar a produção em Alagoas e revitalizar o setor – afirma a gerente da Carteira de Agronegócios do Sebrae alagoano, Fátima Santos.
Segundo o assessor da presidência da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa-AL), Artur Nogueira, há 10 anos, Alagoas era auto-suficiente na produção de banana prata. Hoje tem de importar a fruta de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco para conseguir abastecer o mercado interno.
De acordo com dados da Ceasa-AL, em junho de 2008, o volume de banana importado desses estados superou a produção interna em 130%. Nesse período, das 470 toneladas da fruta comercializadas pela central, apenas 143 foram produzidas em Alagoas, nos municípios de União dos Palmares, Coruripe, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Joaquim Gomes.
– Ibateguara era um município que tinha um volume de produção grande. Hoje, sequer recebemos o produto deles – diz Artur.
O Brasil é o segundo maior produtor de banana no mundo. A produção, em sua maioria, é destinada ao mercado interno. A exportação gira em torno de 2% da produção nacional. Além do consumo fresco, a banana pode ser aproveitada para a obtenção de diferentes produtos, como farinha, doce, purê, néctar, passa, vinho, vinagre, cachaça e licor.
O Encontro dos Produtores de Banana do Território Mata Alagoana tem apoio da Prefeitura de União dos Palmares e será realizado no auditório da prefeitura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas da sede do Sebrae, em Maceió.
Veículo: Canal Rural