Droga Raia prevê abrir 150 lojas até 2012

Leia em 3min 20s

Meta da empresa, após abrir o capital em dezembro, é atingir um total de 500 lojas

 

Menos de quatro meses após abrir o capital, a Droga Raia, segunda maior rede de drogarias do Brasil em número de lojas, já definiu etapas importantes do plano de crescimento que pretende colocar em prática nos próximos anos.

 

Concomitante ao início das operações de novos centros de distribuição e do ingresso no mercado de Santa Catarina, a rede traçou planos de chegar ao final de 2012 com a marca de 500 lojas abertas. "Esperamos cada vez mais acelerar nosso crescimento e criar valor para a companhia", disse à Agência Estado o vice-presidente de relações com investidores da companhia, Eugênio De Zagottis.

 

A primeira entrevista concedida pelo executivo desde a abertura de capital da Droga Raia, ocorrida em dezembro de 2010, mostra que a companhia pretende conciliar a melhora dos resultados com expansão geográfica.

 

Após abrir 200 lojas entre 2007 e 2010, número considerado pela companhia como "sem paralelo" no setor, a Droga Raia almeja inaugurar outros 150 pontos até o final de 2012, sendo 60 unidades neste ano e outras 90 lojas no ano que vem. Até o final de 2010, a rede era composta por 350 endereços.

 

A principal novidade deste ano será o ingresso no mercado de Santa Catarina. Segundo De Zagottis, ao menos cinco lojas da Droga Raia serão inauguradas no Estado, a começar pelo segundo trimestre. As unidades deverão ser abastecidas pelo centro de distribuição instalado na Grande Curitiba, no Paraná, cujo início de operações ocorreu em dezembro passado.

 

O segundo centro de distribuição da Droga Raia - o primeiro opera em São Paulo - possui área de 6 mil metros quadrados e deverá abastecer as unidades da rede na região Sul. Já o centro de distribuição paulista, ampliado no final do mês passado, atende principalmente os Estados do Sudeste.

 

Mas, a partir do início do próximo ano, essa condição será alterada, já que a Droga Raia passará a operar um centro de distribuição também em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. "O mercado de Minas Gerais deverá ser atendido e completamente abastecido por Rio ou por São Paulo", disse De Zagottis.

 

Crescimento. A abertura de dois centros de distribuição em um período de pouco mais de um ano evidencia a robustez da estratégia de crescimento da Droga Raia, fundamentada, em um primeiro momento, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. "Com o ingresso em Santa Catarina, atendemos área equivalente a 70% do mercado nacional, o que é suficiente para os próximos dois ou três anos", destacou.

 

De Zagottis, entretanto, lembra que o setor está em processo de consolidação. Por isso, o avanço em outros mercados e até mesmo a análise de eventuais oportunidades do mercado não estão descartadas.

 

"É natural que as cinco maiores redes, que detêm 23% de participação do mercado, ampliem essa participação", reforçou. Esse grupo é composto pela paulista Drogasil, que também possui capital aberto, além da cearense Pague Menos, da fluminense Pacheco e da também paulista Drogaria São Paulo.

 

Essa disputa por mercado já se reflete até no mercado imobiliário. A ampliação do número de lojas das principais redes de drogarias do País já resultou em uma maior disputa pelos pontos de venda.

 

PARA LEMBRAR

 

A Droga Raia abriu o capital na Bolsa de Valores de São Paulo em dezembro do ano passado, conseguindo captar R$ 655 milhões na operação. Foi a última abertura de capital do ano, e provocou grande euforia no mercado, com a demanda superando a oferta de ações em pelo menos seis vezes. O preço da ação saiu a R$ 24, o topo da faixa indicativa.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Têxtil importa máquina para concorrer com a China

As importações de máquinas e equipamentos para a indústria de confecção t&ecir...

Veja mais
Nestlé faz proposta para manter a Garoto

Oferta da empresa foi encaminhada diretamente à AGU, o que ajudou a acirrar a disputa do órgão com ...

Veja mais
Vendas dos supermercados tiveram queda em fevereiro

Pesquisa mensal divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), referente a fevereiro, mostrou ...

Veja mais
Expansão do Pão de Açúcar

Grupo concentra comércio eletrônico em nova empresa .   Denominado "Nova Pontocom", o novo bra&ccedi...

Veja mais
Agricultores comemoram os bons preços do tomate

Após amargar prejuízos ao longo de 2010, cotação do produto está em alta.   Os...

Veja mais
Produtor aumenta pomar de macadâmia

Estímulo principal é o preço da noz, que triplicou de dois anos para cá, além do merc...

Veja mais
Unilever quer vender axilas atraentes

Felizmente, o desodorante é um produto muito usado. Mas como quase todo mundo já o usa regularmente, as fa...

Veja mais
Guerra fiscal chega ao iogurte e Danone prevê aumento de preços

Os efeitos da guerra fiscal entre os governos tucanos de São Paulo e Minas Gerais chegaram ao mercado de iogurtes...

Veja mais
Mattel não faz só brinquedos, diz novo presidente

Estratégia: A maior fabricante de brinquedos do mundo prepara expansão de produtos feitos no Brasil  ...

Veja mais