Vendas dos supermercados tiveram queda em fevereiro

Leia em 2min 50s

Pesquisa mensal divulgada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), referente a fevereiro, mostrou que a comercialização do setor supermercadista recuou em 3,31% em relação a janeiro. A comparação com igual período do exercício passado também apontou queda, nesse caso, de 1,69%. Já no acumulado do primeiro bimestre deste ano, a retração foi de 0,25%.

 

De acordo com o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, a queda verificada no mês passado pode ser considerada como uma "retração técnica", que não comprometerá as previsões de crescimento para o setor no Estado neste ano. Ele explicou que o mês de fevereiro é tradicionalmente mais fraco para a atividade supermercadista, pelo fato de contar com três dias a menos que o mês imediatamente anterior.

 

"O período é marcado por essa sazonalidade que não favorece o setor. Além disso, fevereiro normalmente é o período em que as famílias estão com os orçamentos mais apertados, já que além do retorno das férias, a época marca a volta às aulas e as despesas tradicionais de início de ano", lembrou.

 

Conforme Rodrigues, a tendência é que os resultados de março revertam essa trajetória de queda, uma vez que contará com um número maior de dias em relação a fevereiro, e ainda, terá a contribuição das vendas relacionadas à Páscoa - considerada a segunda melhor data do ano para os supermercados.

 

Segundo ele, este ano, a data deverá representar um acréscimo de 8% na comparação com igual época do ano passado nas vendas de ovos de Páscoa e de chocolates em geral. "No que se refere a outros produtos típicos da época como azeite, bacalhau e outros peixes, a aposta é num crescimento de pelo menos 5% em relação ao desempenho de 2010", disse.

 

Rio Doce - Na análise regional, o destaque negativo ficou com o Vale do Rio Doce, onde foi registrada a retração de 5,4% na comercialização dos empreendimentos supermercadistas da região em fevereiro frente a janeiro deste ano.

 

Todas as demais regiões pesquisadas também registraram queda nos níveis de vendas, na mesma base de comparação. No Sul, o recuo foi de 4,37%; na Central, de 4,25%; no Triângulo Mineiro, de 3,09%; no Norte, de 2,88%; no Centro-Oeste, de 2,72%; e na Zona da Mata, de 1,06%.

 

Ainda na avaliação do superintendente, o ritmo de crescimento da comercialização neste ano deve garantir um aumento da ordem de 5% no faturamento do setor em 2011, na comparação com o desempenho obtido em 2010, quando os supermercados mineiros faturaram R$ 13,4 bilhões.

 

"A expectativa é muito boa, tendo em vista um cenário de pleno emprego e preços competitivos", justificou.

 

Além disso, pelo menos R$ 220 milhões devem ser investidos na reforma de lojas e na construção de 42 unidades em Minas Gerais. Essa movimentação deve gerar 8 mil postos de trabalho, o que fará com que o setor encerre este exercício com 140 mil empregados diretos.

 

Segundo Rodrigues, ainda não foram fechados os dados referentes à receita dos supermercados mineiros no acumulado do primeiro bimestre. No entanto, ele estima que o número fique em torno de R$ 2,5 bilhões.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Nestlé faz proposta para manter a Garoto

Oferta da empresa foi encaminhada diretamente à AGU, o que ajudou a acirrar a disputa do órgão com ...

Veja mais
Expansão do Pão de Açúcar

Grupo concentra comércio eletrônico em nova empresa .   Denominado "Nova Pontocom", o novo bra&ccedi...

Veja mais
Agricultores comemoram os bons preços do tomate

Após amargar prejuízos ao longo de 2010, cotação do produto está em alta.   Os...

Veja mais
Produtor aumenta pomar de macadâmia

Estímulo principal é o preço da noz, que triplicou de dois anos para cá, além do merc...

Veja mais
Unilever quer vender axilas atraentes

Felizmente, o desodorante é um produto muito usado. Mas como quase todo mundo já o usa regularmente, as fa...

Veja mais
Guerra fiscal chega ao iogurte e Danone prevê aumento de preços

Os efeitos da guerra fiscal entre os governos tucanos de São Paulo e Minas Gerais chegaram ao mercado de iogurtes...

Veja mais
Mattel não faz só brinquedos, diz novo presidente

Estratégia: A maior fabricante de brinquedos do mundo prepara expansão de produtos feitos no Brasil  ...

Veja mais
Anúncio local é arma do Google em celulares

Estratégia: Desafio para companhia é atrair publicidade ligada a busca   O Google atua em duas fren...

Veja mais
Lactalis na berlinda após a compra de fatia da Parmalat

Disputa: Francesa contra-ataca e crítica mudança de regras no meio do jogo   A fabricante francesa ...

Veja mais