Um ano depois de ter comprado 51% da brasileira Plano Trio - líder nacional em comunicação no ponto-de-venda (trade marketing) -, o grupo britânico WPP reforça sua atuação no varejo com a compra de 33% do Smollan Group, o maior da África do Sul em trade marketing. A expansão do WPP nessa área havia sido anunciada na quinta-feira, em visita do presidente Martin Sorrel ao Brasil. Com sede em Johanesburgo, o Smollan opera em outros países africanos, na Índia e mantém alianças estratégicas na Europa, América do Norte, América Central, Ásia e Austrália.
No ano encerrado em 28 de fevereiro de 2008, o Smollan Group faturou US$ 108,6 milhões. A empresa emprega 12 mil pessoas e tem entre seus clientes a Parmalat, Unilever e Pioneer Foods.
"Eles têm uma expertise semelhante à nossa, mas não atuam no Brasil", diz Marco Flavio Cardoso, presidente da Plano Trio. "A iniciativa mostra o quanto a WPP aposta nesse segmento e nos mercados emergentes", diz. O grupo britânico, no entanto, tem ido além. Na semana passada anunciou ainda a compra de 75% da JLM Holdings , dona da Data Intelligence, consultoria dinamarquesa especializada na medição do retorno dos investimentos em mídia e marketing, que faturou US$ 2,4 milhões em 2007.
A maior aposta do grupo britânico, porém, foi a aquisição da multinacional de pesquisas TNS por US$ 2,07 bilhões, numa oferta aceita por 82% dos acionistas no início deste mês. Para isso, o WPP buscou com bancos empréstimo de US$ 1,06 bilhão na semana passada. (*Colaborou Lílian Cunha, de São Paulo)
Veículo: Valor Econômico