Estabelecimentos buscam fortalecer bandeiras próprias

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Estratégia visa assegurar mercado ante concorrentes.

 

O aumento da concorrência no setor supermercadista mineiro, com a presença cada vez maior de grupos internacionais atuando no Estado, está gerando uma corrida dos empresários para fortalecer as bandeiras próprias e assegurar a manutenção do mercado. Os reflexos desse movimento estão sendo percebidos pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), que registrou expansão no número de associados. Só nos três primeiros meses de 2011, foram 42 adesões, o que representa uma média de 12,7 novos associados por mês. Com isso a entidade já representa 85% do faturamento anual do setor, que deverá alcançar R$ 14 bilhões em 2011, 5% a mais na comparação com o ano passado.

 

Com as últimas adesões, a Amis representa agora 1.372 empresas. Na avaliação do presidente da entidade, José Nogueira Soares Nunes, o crescimento do número de associados reflete a percepção do empresariado mineiro de que o mercado global exige uma nova postura. "O que estamos propagando é que sozinhos os empresários do setor não têm grandes expectativas. O mercado está cada dia mais competitivo, de forma muito prejudicial principalmente para os pequenos e médios empreendedores. Com o passar do tempo os investidores locais estão percebendo que através da união da classe podem otimizar resultados", disse.

 

Só no mês passado, todas as 20 lojas da Associação Super Varejista de Minas Gerais (ASV/MG) com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), se associaram à Amis. São lojas de médio e grande portes que também estão presentes em Caeté e Paraopeba, municípios da região Central. Juntas elas faturam R$ 200 milhões por ano e geram mais de mil empregos diretos.

 

Consenso - De acordo com o diretor executivo da ASV/MG, Gilberto de Assis Cardoso, a decisão de se associarem à Amis partiu de consenso entre os empresários sobre a necessidde de obter maior respaldo nas áreas jurídica e financeira para aumentar a competitividade do grupo, principalmente em relação aos investidores internacionais. "Muitas vezes estamos disputando espaço com gigantes mundiais. Isso exige uma postura diferenciada. Muitas vitórias dependerão de ações em grupo. A Amis vai nos ajudar a crescer e atingir nossos objetivos", afirmou.

 

Dos 20 novos associados da Amis, 19 eram sócios da Rede Smart e não estavam satisfeitos com o que consideravam um "engessamento" ao qual estavam submetidos. "Entendemos que de forma independente temos condições de alcançar melhores resultados", afirmou Cardoso.

 

Ele explicou que a intenção dos investidores não se limita à formação de uma central de compras. "Estamos nos estruturando para prestar serviços que nos diferenciem das lojas concorrentes em nossas áreas de atuação. Trabalhamos com foco em crescimento e desenvolvimento sustentável, com projeto de expansão dividido em três fases", afirmou.

 

A primeira fase, segundo Cardoso, consiste na implementação e lançamento da nova rede, o que está previsto para ocorrer nos próximos meses mediante aporte de R$ 1 milhão. A segunda fase, prevista para ocorrer entre 2012 e 2013, prevê a criação de uma estrutura própria para a rede, com construção de uma sede própria, logística centralizada além da unificação das políticas de recursos humanos. A terceira fase contempla a abertura de uma loja própria a cada ano.

 

Conforme dados divulgados pela Amis, para garantir o crescimento da receita, as empresas associadas à entidade devem investir cerca de R$ 215 milhões só neste ano. Os recursos serão aplicados na abertura de 42 lojas no Estado e na reforma de outros 57 estabelecimentos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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