Assaí: crescimento da rede é refletido em expansão logística A rede de atacarejo Assaí foi adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar – GPA em 2007. Na época, contava somente com 14 lojas, que eram atendidas por um depósito localizado na zona leste da cidade de São Paulo, com área de 5.000 m2 e capacidade de 2.700 posições/ paletes. No local, eram estocadas apenas compras de oportunidade. Portanto, não se tratava de um Centro de Distribuição.
Com o crescimento do número de lojas nesses três anos – a rede fechou 2010 com 57 unidades –, a estrutura logística também precisou ser revista. No último ano, o Assaí inaugurou um CD para produtos de mercearia em Osasco e um CD para frigorificados em Itapecerica da Serra, ambos na Grande São Paulo. Respectivamente, as novas estruturas dispõem de 25.000 m2 e capacidade de 20.000 posições/ paletes e 6.000 m2 e 5.400 posições/ paletes.
Em 2007, a demanda regular era abastecida diretamente pelos fornecedores via entrada direta. Segundo o gerente de logística da rede, Rodrigo Baratti, uma loja chegava a receber mais de 100 veículos de fornecedores por dia. Em contrapartida, a estrutura atual com os dois CDs atende as 38 lojas do Estado de São Paulo e pode, eventualmente, atender demandas das regionais do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Nordeste.
Com o crescimento da rede e a expansão da estrutura logística, Baratti cita algumas mudanças importantes que ocorreram nas operações: “houve uma centralização de aproximadamente 40% dos sortimentos dos produtos, iniciou-se o abastecimento planejado, implantamos a inspeção da qualidade dos produtos nos CDs nos padrões do GPA e iniciamos as operações de abastecimento das lojas de São Paulo em até 24 horas”.
Por enquanto, as operações logísticas centralizadas do Assaí contemplam apenas o estado paulista. No entanto, na medida em que a rede expandir suas operações para os demais estados, as operações logísticas seguirão essa expansão, o que não deve demorar a acontecer. “Nossa previsão para os próximos anos é continuar com forte crescimento orgânico num ritmo semelhante ao que fizemos nos últimos três anos”, revela o gerente de logística.
Prova de que a rede não medirá esforços em termos de investimentos em logística é que a implantação dos dois novos CDs na Grande São Paulo criou cerca de 500 postos de trabalho e demandou a contratação de 120 veículos dedicados, bem como investimentos em sistemas de ERP, WMS e separação por radiofrequência.
CD exclusivo
Para atender ao plano de expansão do Assaí, a Talog, holding da Transportadora Americana, iniciou no segundo semestre de 2010 as operações de um novo CD em Cajamar, SP, fruto de uma parceria entre a empresa do segmento de atacarejo e a operadora logística, que até o momento investiu cerca de R$ 2 milhões no projeto.
Conforme relato de Maurício Gomes, diretor geral da Talog, o novo CD – desenvolvido com a finalidade de estruturar a armazenagem e a distribuição direcionada aos canais de atacado e varejo – tem como objetivo atender à Grande São Paulo e parte do interior paulista, ampliando a participação do Assaí no estado.
No local, de uso exclusivo para as operações da rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, a Talog presta serviços de armazenagem, picking e distribuição utilizando tecnologias de última geração para o controle total desta parte da cadeia de suprimentos. Segundo Gomes, a operação de transporte é realizada com frota própria e terceirizada.
As empresas destacam que o novo CD atenderá à demanda da Venda Externa e de Balcão, sendo que a primeira modalidade existe no Assaí há quase 30 anos e está focada no atendimento do mercado de Food Service – clientes transformadores, donos de pequenos e médios estabelecimentos do Estado de São Paulo.
De acordo com o diretor de negócio e atacado do Grupo Pão de Açúcar, Maurício Cerrutti, atualmente, a rede conta com 30 representantes comerciais que visitam os transformadores em seus estabelecimentos. “Acreditamos no grande potencial de crescimento para esse tipo de venda. Por isso, fortalecemos parcerias com a indústria de modo a distribuirmos seus produtos a pequenos e médios varejistas e clubes de compra. O novo CD vai agilizar essa entrega e consolidar o posicionamento do Assaí como referência no mercado de atacarejo”, projeta.
A principal razão para as empresas terem optado por Cajamar para ser sede da nova estrutura foi a localização estratégica, que privilegia o atendimento à cidade de São Paulo e ao interior. A estrutura está localizada no condomínio Distribution Park Cajamar, pertencente à Hines (Fone: 11 5504.7600), que tem outros empreendimentos com a bandeira Distribution Park pelo Brasil.
O empreendimento está às margens da Rodovia Anhanguera, entre as cidades de São Paulo e Jundiaí, distando 37 km do centro da capital, 25 km da Marginal Tietê, 15 km do Rodoanel e 70 km do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, SP.
Quando concluído, o Distribution Park Cajamar contará com mais de 100.000 m² de área construída. O Assaí e a Talog ocuparão três galpões com área total dedicada de aproximadamente 13.000 m², dispondo de capacidade para cerca de 6.500 osições/paletes para armazenagem normal e de 600 posições/paletes para produtos refrigerados e congelados.
Veículo: Revista Log Web