Fruticultura é tema de feira

Leia em 4min

Brasil é o terceiro maior produtor, atrás da China e Índia.

 

A estimativa de produção mundial de frutas desde 2007 é da ordem de 670 milhões de toneladas por ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A principal cultura mundial é a banana, com 17,3% do volume total, seguida pela melancia com 13,9%, a uva, com 9,9%; a maçã, com 9,6% e a laranja com 9,5%.

 

O Brasil figura na terceira posição entre os maiores produtores mundiais, atrás apenas da China e da Índia. No país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção estimada por ano gira em torno de 43,2 milhões de toneladas, obtidas em uma área de 2,27 milhões de hectares.

 

Das principais culturas brasileiras, a principal é a laranja, com cerca de 44% do volume de frutas produzidas, seguida pela banana com 17% e o abacaxi, com 7%. Por sua vez, Minas Gerais produz algo em torno de 2,3 milhões de toneladas em 113 mil hectares plantados.

 

Segundo o responsável técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Cláudio Wagner de Castro, o Estado segue a ordem em termos de culturas e é o quarto produtor nacional. A principal produção abrange a laranja, responsável por 27% do volume, seguida pela banana com 25% do total e pelo abacaxi, com 22%. "O mercado hoje é demandante por frutas, especialmente por sucos prontos. As pessoas estão buscando consumir de forma diferente, com maior praticidade, em função de um momento mais sensível para obter uma melhor alimentação", explicou.

 

Ainda de acordo com Castro, avaliando o perfil do consumidor, o ambiente é bastante favorável para a produção de frutas no país, mas é importante observar sempre o que se vai produzir e para quem é destinado, sempre com foco no mercado consumidor. Mas, segundo ele, Minas ainda é um Estado tímido na exportação desses produtos, mesmo com a grande oportunidade de comercialização e as vantagens competitivas que dispõe. Umas delas é a produção durante todo o ano na região do Jaíba, no Norte de Minas, aproveitando as janelas de produção em outros estados, explicou.

 

Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae-MG, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), foi constatado que 65,2% dos consumidores de frutas no Estado são mulheres e 34,8% homens. A faixa etária de maior consumo está entre 25 e 30 anos. Um dado importante destacado pela pesquisa é com relação à intenção de compra do consumidor, que aponta que a principal característica levada em conta para o consumo é a qualidade da fruta, seguida de perto pela apresentação (visual).

 

Sustentabilidade - Com este setor aquecido, a Superagro Minas 2011 acompanha as tendências e realiza o 8º Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, no dia 3 de julho, às 14 horas, dentro da programação do evento. Este encontro visa estreitar os laços entre os produtores, além de trazer informações e discutir os assuntos mais relevantes para o setor. De acordo com Cláudio Wagner, o tema central desta edição será a sustentabilidade que, além de gerar transformações no setor, visa ampliar a interação entre fruticultores, universidades, associações e cooperativas com o objetivo de gerar trocas de experiências.

 

Segundo ele, a realização do Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura é o momento de criar oportunidade para o grupo ficar por dentro das tendências e ter um contato mais próximo com os diversos setores e entidades do ramo. "Trabalhamos com a expectativa mínima de reunir cerca de 150 pessoas. A participação no encontro é gratuita, levando-se em consideração a disponibilidade de vagas. Para participar o interessado pode fazer a inscrição através do site do Sebrae-MG (www.sebraemg.com.br) a partir do dia 2 de maio", explicou.

 

Além do 8º Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, será realizada também a tradicional Exposição Agropecuária; a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.

 

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Fibria coloca à venda Projeto Losango, com 100 mil hectares

A Fibria, empresa resultante da fusão entre Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Aracruz e maior produtora mundial...

Veja mais
O Brasil torna-se alvo dos chineses em supermercados

Depois de dominar o mercado brasileiro com as concessionárias JAC, Chana e Effa , o próximo passo dos chin...

Veja mais
Mudas para os africanos

Produtores de Dona Euzébia e Astolfo Dutra vão abrir empresa de exportação com foco em Angol...

Veja mais
Venda no Dia das Mães será 30% maior

Para atrair os consumidores às lojas durante a segunda melhor data em vendas do ano, o Dia das Mães, n&ati...

Veja mais
Depois da Argentina, Atacadão vai à Indonésia

Comércio: Rede deve estrear no mercado asiático no ano que vem   Loja da Argentina: país &e...

Veja mais
Bunge amplia produção

A Bunge Alimentos quer intensificar sua atuação na produção de açúcar e &aacut...

Veja mais
Preço baixo pode reduzir plantio nacional de trigo

Desanimados com os preços baixos do trigo, os produtores devem, mais uma vez, reduzir a área plantada com ...

Veja mais
Leite de caixinha vai a R$ 2,18 em supermercados de Ribeirão

Valor médio do longa vida deve subir ainda mais nos próximos meses, segundo estudo da Scot O leite est&aa...

Veja mais
Com aumento da procura, pequenas redes de supermercados expandem filiais no Vale

Estratégia dos pequenos é atender clientes com atenção diferenciada   Estar pró...

Veja mais