Distribuidoras do atacado têm lucro anual de R$ 152 bi

Leia em 1min 20s

O segmento atacadista distribuidor apresentou um crescimento real de 8,2% no ano passado, em relação a 2009. A alta resultou num faturamento de R$ 151,2 bilhões para as empresas que distribuem mercadorias no atacado nacional. O desempenho desse mercado foi apurado pelo Ranking Abad/Nielsen, com 412 companhias pesquisadas.

 

Os resultados superam as expectativas Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), que previa uma expansão de 6%. A entidade avalia que o segmento saiu da crise econômica mundial fortalecido: o aumento de 8,2% é o dobro do registrado entre 2008 e 2009.

 

Nos últimos seis anos, a participação do atacado no comércio brasileiro manteve-se estável, por volta dos 50%. "Observa-se uma estabilização desse patamar. Isso é muito saudável, representa o equilíbrio da cadeia de abastecimento", disse o presidente da ABAD, Carlos Eduardo Severini. Em 2010, a participação correspondeu a 52,8% de tudo que foi distribuído no mercado merceeiro do País e atendeu a mais de 1 milhão de pontos de venda.

 

Entre os destaques do Ranking Abad/Nielsen, está o crescimento do atacado regional. O mercado do interior do País - especialmente nas Regiões Norte e Centro-Oeste - ganhou impulso com o aumento da renda nas classes C, D e E. "Essas classes se abastecem em pequenas lojas, que por sua vez são atendidas pelos atacadistas e distribuidores", explicou Severini.

 

O representante aponta que a as empresas se adaptaram bem às novas realidades do Brasil, com investimentos nas áreas de infraestrutura e operacional. O segmento empregou 10% a mais em 2010: 72 mil postos formais.

 


Veículo: DCI


Veja também

Ganho de escala seria o atrativo em acordo Carrefour e Pão de Açúcar

Venda das operações do Carrefour no Brasil volta ao foco, após reportagem publicada por jornal fran...

Veja mais
Carrefour Brasil é alvo de disputa entre Pão de Açúcar e Walmart

As operações do Carrefour no Brasil devem ser alvo de disputa entre o Pão de Açúcar (...

Veja mais
Walmart e Pão de Açúcar disputam o Carrefour

As operações do Carrefour no Brasil devem ser alvo de disputa entre o Pão de Açúcar (...

Veja mais
Supermercado é lugar bom para comprar roupa

Calças, blusas e calçados têm ganho cada vez mais espaço no carrinho de compras. Foi-se o tem...

Veja mais
Sanrio muda estratégia e leva Hello Kitty aos supermercados

Depois de consagrar a gatinha mais famosa do mundo, a Hello Kitty, nos cadernos e materiais escolares brasileiros, a San...

Veja mais
Preço da castanha dispara e reduz comércio no RN

A maior queda registrada nos últimos 30 anos na safra de castanha de caju, no Estado, traz consequências gr...

Veja mais
Festas juninas aquecem comércio de roupas, acessórios e comidas

A uma semana do mês de junho, os comerciantes já se preparam para o aquecimento das vendas de produtos t&ia...

Veja mais
Carrefour aposta na soja brasileira não transgênica

Varejista levará carne livre de ração modificada para novos mercados; Brasil é o únic...

Veja mais
Maracujá azedo em destaque

Colheita dos maiores municípios produtores da fruta no estado vai crescer 30,8% este ano    O mar...

Veja mais