Quem for passar o feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte vai pegar o comércio aberto nos shopping centers à espera dos consumidores. Embora não seja uma data comemorativa voltada para as vendas, os feriados no meio de semana são sempre positivos para o comércio já que as pessoas têm mais tempo para ir às compras ou optam pela refeição fora de casa. De maneira geral os trabalhadores folgam na próxima quinta-feira e retomam suas atividades na sexta, por isto os centros de compra espera elevar as vendas em cima do fluxo maior de consumidores.
Estamos apostando numa moeda muito rara hoje em dia, o tempo, um consumidor com o dia livre para as compras", explica a gerente de Marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz. sempre assim nos feriados, quando o dia de semana, no shopping, tem movimento de sábado. "Nosso recorde de vendas é o 8 de dezembro, aniversário de Belo Horizonte", informa a gerente. Por isso, a expectativa é boa para a próxima quinta-feira, quando o Shopping Cidade vai funcionar de 10 às 22 horas. Os setores de alimentação e lazer vão concentrar a maior parte do movimento, mas as lojas também vão estar abertas para este consumidor "sem pressa", com disponibilidade de tempo para escolher e comprar.
O Shopping Del Rey também funcionar normalmente no feriado do dia 23. Ali são esperadas 50 mil pessoas na quinta-feira, contra 38 mil de um dia de semana normal. " o fluxo de consumidores de um sábado", explica o gerente de Marketing do Del Rey, Fábio Amorim. E as expectativas são boas. "De cada três pessoas que entram num shopping, uma acaba comprando", argumenta Amorim. em cima deste fluxo maior de pessoas que as vendas aumentam, mas são particularmente beneficiados os setores de alimentação e lazer.
Fluxo maior - Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os consumidores devem ficar atentos para o horário de funcionamento diferenciado do Itaú Power Shopping, que na quinta-feira abrirá às 14 horas e funcionará até as 20 horas. Ainda assim é esperado um aumento de 50% no número de pessoas que passarão pelo local no feriado, de 30 mil para 45 mil consumidores. O horário de funcionamento foi decidido em comum acordo com os lojistas, já que a abertura das lojas é opcional. As vendas devem aumentar com o número maior de consumidores.
O Minas Shopping ainda não decidiu se irá ou não funcionar no feriado de Corpus Christi, assim como o comércio varejista ligado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Em geral o varejo deixa a cargo de cada empresa decidir se irá ou não funcionar no feriado, mas na sexta-feira o expediente será normal. O Mercado Central funcionará na quinta feira, de 7 às 13 horas, e em horário normal na sexta-feira, de 7 às 18 horas.
No próximo dia 24, sexta-feira, será ponto facultativo nas repartições públicas do Estado, na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e para os servidores do Judiciário, que emendarão o feriado a partir de quinta-feira.
Veículo: Diário do Comércio - MG