Concorrência de preços se acirra nos grandes varejistas

Leia em 2min 50s

Disputa entre as cadeias de lojas faz com que um mesmo produto chegue a ter uma diferença de até 37% no valor cobrado. De acordo com especialistas, competição favorece o consumidor pois a tendência é de queda de preços

 

Levantamento de preços elaborado pelo JT entre os dias 22 e 28 deste mês nas lojas de cinco redes de varejo em cada uma das cinco regiões da cidade mostra que a disputa pelo menor preço está acirrada no comércio, mas ainda há margem para variações expressivas entre um mesmo item. Essa diferença chega a atingir 37,5%, como é o caso de um aparelho microondas. O DVD também apresenta variações de cerca de 30% (ver tabela ao lado).

 

No ranking dos produtos mais baratos, o levantamento mostra que três redes empatam em primeiro lugar com sete produtos mais em conta: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro. O Carrefour oferece cinco itens abaixo dos preços dos concorrentes em determinada região, e o Magazine Luiza não apresentou um produto mais barato em nenhuma das regiões pesquisadas.

 

Diante desse cenário, Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em varejo e bens de consumo, afirma que a pesquisa de preços entre as lojas de uma mesma região é inevitável para uma boa compra. Porém, o consumidor não deve esquecer outros itens que fazem diferença na hora de comprar, como facilidade de crediário, atendimento, rapidez de entrega e disponibilidade de produtos. “A área de eletroeletrônico dá margem para a negociação de preços nas lojas, o que é mais restrito no hipermercado”, lembra.

 

O consultor também recomenda pesquisar as taxas de juros do crediário, que podem apresentar diferenças entre as lojas.

 

A pesquisa também mostra que o impacto da varejista Magazine Luiza, que chegou à capital no final do mês passado, ainda não pôde ser sentido no preço dos eletroeletrônicos pesquisados, conforme mostra o levantamento.

 

Para Foganholo, a rede estreante não tem o preço como foco central e investe mais em outros quesitos, como atendimento. Já para o consultor Emerson Kapaz, do Instituto de Desenvolvimento do Varejo, isso faz parte de um período de adaptação, e o cenário ainda pode mudar. “A estréia da rede é muito recente, mas irá haver maior disputa no mercado. Obviamente os lojistas que já estavam ocupando seu espaço irão lutar para não perdê-lo. Há, enfim, uma tendência de baixa dos preços, e quem sai ganhando é o consumidor”, afirma Kapaz.

 

Facilidades

 

Ao comentarem a pesquisa, a Ponto Frio e o Extra Eletro lembram que cada loja de sua rede tem autonomia de praticar seus próprios preços, que podem variar de acordo com a região, o que explica as diferenças observadas. Assessoria do Extra Eletro alega que as lojas da rede podem cobrir ofertas de concorrentes do entorno.

 

Com relação a facilidades de pagamento, no Carrefour o consumidor encontra parcelamento em até 12 vezes sem juros para todos os itens do segmento, bastando adquirir cartão da rede e informar nível de renda para saldo limite.

 

Nas Casas Bahia, se divide a compra em até dez vezes sem juros no cartão de crédito e em até 15 parcelas no carnê para determinados produtos.

 

Veículo: Jornal da Tarde


Veja também

Black & Decker prevê, para este ano, crescimento de 23%

A projeção de crescimento da Black & Decker no Brasil para este ano é de 23%, segundo afirmou s...

Veja mais
Coimex Trading transporta 8 mil toneladas de açúcar por ferrovias

A Coimex Trading, do grupo brasileiro Coimex, começou a transportar açúcar por via férrea, p...

Veja mais
Coimex Trading transporta 8 mil toneladas de açúcar por ferrovias

A Coimex Trading, do grupo brasileiro Coimex, começou a transportar açúcar por via férrea, p...

Veja mais
Queda acumulada no preço do leite chega a 18,5%

De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor em outubro, referente à ...

Veja mais
Ferrovias: crescimento mantido no próximo ano

As concessionárias do sistema ferroviário brasileiro não sentirão fortes impactos da crise f...

Veja mais
Importados retidos nas aduanas

Importados retidos nas aduanas Empresas que continuam comprando fora do país aguardam estabilidade do dóla...

Veja mais
Empresas estocam nos portos

A alta do dólar, ocasionada pela crise financeira internacional, está fazendo com que muitas empresas impo...

Veja mais
Aroma Real faz marketing

Fabricante de biscoito aposta na "Estrada Real".   Há apenas dois anos no mercado, a Aroma Real, fabrican...

Veja mais
Aroma Real faz marketing

Fabricante de biscoito aposta na "Estrada Real". Há apenas dois anos no mercado, a Aroma Real, fabricante de ...

Veja mais