A Coimex Trading, do grupo brasileiro Coimex, começou a transportar açúcar por via férrea, pela primeira vez. A empresa prevê transportar 40 mil toneladas do produto até abril de 2009, mês que a safra se encerra.
A operação começou dia 6 de outubro e transportará até o fim do mês, de Araquara a Santos, 8 mil toneladas de açúcar, que será embarcado para o Egito. Na próxima safra, a previsão da companhia é elevar a quantidade para 200 mil toneladas de produto transportado por esse meio.
A empresa já utilizou antes a ferrovia para transportar soja e granel. "É possível carregar os produtos em grande escala, maximizando o fluxo logístico, reduzindo custos de frete e desafogando o número de caminhões nas estradas de acesso ao porto de Santos", explicou o diretor da unidade de Açúcar, Sergio Wanderley.
Segundo o diretor, a Coimex estuda transportar etanol, o que exigiria investimentos da empresa na construção de vagões-tanques.
De acordo com Wanderley, "será cada vez mais necessária a utilização de modais alternativos logísticos para transporte de grandes volumes de etanol e açúcar, sejam eles dutoviários e ferroviários no caso do etanol ou ferroviário e hidroviário no caso do açúcar".
As condições das rodovias brasileiras, a expansão da fronteira agrícola (que aumenta a distância entre os produtores e o destino final da carga) e as dificuldades de acesso aos principais portos são os principais problemas no processo de exportação de commodities. Com isso em vista, em 2004 as tradings começaram a investir em ferrovias.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ