O limão meyer e o pomelo flame já são desenvolvidos no exterior e serão introduzidos no Rio Grande do Sul por se adaptarem ao clima local
A Embrapa Clima Temperado está recomendando duas novas opções varietais de citros para os produtores do Rio Grande do Sul: o limão meyer e o pomelo flame. As cultivares serão alternativas oferecidas para o cultivo na região. Os citros já são desenvolvidos no exterior e devido às condições climáticas locais serão introduzidos no estado.
O limão meyer é um híbrido exótico, natural, oriundo de um cruzamento de limoeiro e laranjeira. Foi encontrado pela primeira vez na China, em 1908, pelo funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos Frank Nicholas Meyer – daí a origem do nome.
Segundo a Embrapa, apresenta frutos de excelente qualidade com grande aceitação na culinária e na produção de sucos. Com propriedades de limoeiro e morfologia de laranjeira, o limão chama a atenção pelo formato semelhante ao de uma laranja.
Já a cultivar flame vem de sementes do pomeleiro ruby red. Tem origem no Texas, Estados Unidos, e data de 1973. Os frutos são ricos em vitamina C, fibras e antioxidantes – previnem doenças e estão associados à redução de peso. De sabor ligeiramente amargo, é voltado tanto para o mercado in natura quanto para a industrialização.
Atualmente, a Embrapa conta com plantas matrizes e borbulheiras (uma espécie de viveiro), devendo fornecer as primeiras borbulhas para produção de mudas dessas cultivares a partir de setembro. De acordo com o órgão, encomendas já podem ser realizadas com os viveiristas.
Veículo: Globo Rural