Empresa irá apoiar iniciativas capazes de alimentar a paixão dos torcedores e modernizar a estrutura dos clubes.
A Ambev - Companhia de Bebidas das Américas - está estreitando seus laços com clubes de futebol de todo o país. Em vez de um patrocínio tradicional, a empresa está buscando parcerias que visam fomentar a paixão dos torcedores e ainda trabalhar a infraestrutura de cada clube. Entre os beneficiados estão os mineiros Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube. O valor dos aportes não foi revelado.
O diretor de negócios de esporte da Ambev, Marcel Marcondes, explica que o objetivo é o desenvolvimento do futebol brasileiro de forma geral. "A relação da Ambev com os clubes tem um papel fundamental, afinal a Copa do Mundo vem e vai, mas os clubes continuam. E são esses clubes que fazem nosso futebol", afirma. Atualmente, a Ambev tem parceria com 26 times de todo o Brasil. A marca da companhia escolhida para trabalhar com o futebol é a Brahma.
A primeira ação desenvolvida em Minas Gerais em parceria com os clubes foi o lançamento das latas da cerveja decorada com o escudo dos times. Marcondes explica que essa é uma das frentes para fomentar a paixão do torcedor. Em fevereiro deste ano, para comemorar o aniversário de 90 anos do Cruzeiro, a Brahma desenvolveu latas temáticas para os torcedores estampando o número 90 em sua embalagem. No Atlético foi feita uma homenagem aos torcedores estampando o número 12 nas latas, numa alusão ao 12º jogador do time: a torcida.
Marcondes afirma que o objetivo da Ambev é fomentar a paixão pelo futebol. "Queremos estimular o torcedor para que ele tenha cada vez mais vontade de ir ao estádio. Estamos criando campanhas como túneis para os jogadores entrarem em campo, prêmio ao torcedor que estiver mais caracterizado, tudo para que as pessoas freqüentem mais os estádios".
Obras - Na questão de infraestrutura, a Ambev está reformando a sala de imprensa da Toca II, centro de treinamento do time do Cruzeiro. As obras serão entregues nos próximos 30 dias. Até o final do ano mais uma ação será feita no time celeste. Ela será escolhida pelos torcedores que poderão optar por reformas na sala de musculação ou no vestiário do clube. "Os novos espaços terão estrutura semelhante aos clubes europeus, proporcionando mais conforto e melhoria no desempenho dos atletas", garante Marcondes.
No Atlético a Ambev irá proporcionar reformas e progressos no centro administrativo. O diretor de negócios de esporte da Ambev afirma que a empresa estará junto com o clube nas obras que pretendem mudar o centro administrativo do bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da Capital, para a Cidade do Galo, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horiozonte (RMBH). Os projetos estão previstos para terem início ainda este ano.
A Ambev não divulga o valor dos aportes. Além dos times mineiros estão recebendo investimentos da companhia em infraestrutura os quatro clubes cariocas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
A plataforma de futebol da Ambev inclui ainda a frente denominada "legado socioambiental", que inclui ações de capacitação e profissionalização. A principal ação será o projeto "Brahma na Comunidade", que utilizará o futebol como agente de transformação socioeconômica. O projeto foi lançado essa semana no Rio de Janeiro, onde será feito um projeto piloto que se espalhará por todo o Brasil.
Veículo: Diário do Comércio - MG