Consumidor paga o preço pelas fusões

Leia em 3min

Com a redução da concorrência, as pessoas ficam reféns de poucos fornecedores, o que reduz o poder de compra

 

Por trás da onda de fusões entre empresas com atuação no mercado brasileiro - ao exemplo do que vem ocorrendo, por exemplo, com as marcas de alimentos Sadia e Perdigão -, o consumidor acaba sendo o maior prejudicado à medida em que a diminuição da concorrência faz com que ele vire refém de poucos fornecedores e diminua o seu poder de compra. Para coibir abusos do poder econômico a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passa a ser determinante. A avaliação é da coordenadora institucional da Associação de Consumidores (Proteste), Maria Inês Dolci. "Com menos opções, o consumidor tem seu poder de escolha limitado. Toda vez que tem uma concentração de mercado ele fica também privado de sua marca de preferência", comenta a advogada.

 

Para viabilizar a fusão, algumas restrições foram impostas pelo Cade, como a suspensão da marca Perdigão em um período de três a cinco anos, dependendo do produto (almôndegas, lasanhas e pizzas congeladas).

 

Para o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Fernando Serson, o cliente pode ser prejudicado. "O consumidor passa a ter uma alternativa a menos de compra. Eventualmente pode haver alta de preços, se não houver concorrência", ressalta Serson. Além disso, o professor ressalta que a Brasil Foods deve seguir o padrão da Sadia. "Uma vez que a Sadia de fato assumiu a operação da Perdigão, tudo aquilo que tiver de bom e de ruim será passado e repassado. O padrão deve ser o da Sadia, na sua forma e estrutura".

 

Setor aéreo

 

Na última semana, a Gol anunciou oficialmente a compra da Webjet e a notícia gerou grande repercussão na web, levando o assunto aos Trend Topics do Twitter no Brasil. Segundo monitoramento nas redes sociais, os usuários demonstraram apreensão sobre as expectativas com relação à qualidade de serviço, preços e tarifas. "Muitos internautas mostram-se receosos sobre como a fusão pode afetar o mercado de viagens aéreas. As empresas precisam conhecer os receios dos passageiros e continuar atuando fortemente no relacionamento via web e redes sociais", observa a gerente de inteligência e marketing da Miti Inteligência, Elizangela Grigoletti.

 

Sobre esse caso específico, a coordenadora da Proteste observa que como a Webjet é líder em reclamações entre as companhias aéreas, trata-se de uma fusão estratégica pro competitiva. "Se ela for retirada do mercado vai é resolver um grande problema. A empresa está atravessando uma crise financeira e oferece um serviço deficitário. É grande o número de pessoas que ficam nos aeroportos sem ter como embarcar em voos da companhia", frisa Maria Inês.

 

Supermercado

 

Já o plano de união do Pão de Açúcar e do Carrefour no Brasil foi frustrado na última terça-feira, dia em que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desistiu de apoiar o negócio e o sócio da varejista brasileira, o Casino, se posicionou oficialmente contra o negócio. Ao avaliar a operação de fusão de supermercados o Cade considera a concentração de lojas em uma região específica. Os técnicos dos órgãos ligados ao Cade avaliam ainda a disposição do cliente de se deslocar de uma loja para a outra, a fim de encontrar preços mais em conta, caso determinada loja esteja elevando os valores dos produtos abusivamente.

 

Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Salgadinhos

Para criar um salgadinho com novos valores nutricionais, a PepsiCo investiu R$ 57 milhões.Os recursos foram aplic...

Veja mais
Produção de mel de abelha ganha nova rota no Brasil

A expansão da cultura de cana, o preço da mão de obra e do arredamento do pasto no Estado de S&atil...

Veja mais
Ambev estabelece parceria com times de futebol

Empresa irá apoiar iniciativas capazes de alimentar a paixão dos torcedores e modernizar a estrutura dos c...

Veja mais
Lava roupas Razzo possui tampa que diminui o desperdício

O novo Lava Roupas Líquido Lev Lav da Razzo faz espuma na medida certa, removendo manchas e realçando as c...

Veja mais
Vendas na podem crescer até 4%

Impulsionadas pelo Dia dos Pais, as vendas do comércio da Capital devem ser de 2,5% a 4% maiores em agosto ante o...

Veja mais
Cooperativa Pindorama vai ajudar na logística e comercialização da farinha de mandioca alagoana

Farinha será vendida em supermercados, como: Unicompra, Wal Mart, Nossa Compra, Casa Nova Alimentos, Cesta de Ali...

Veja mais
Walmart afirma que vai manter foco em hipermercados no Brasil

Maior varejista do mundo não comenta fracasso de união entre Pão de Açúcar e Carrefou...

Veja mais
Sem Perdigão, BRF lança queijo Sadia

Empresa corre para distribuir linha de lácteo   Nem bem saiu a decisão do Conselho Administrativo d...

Veja mais
Preço do leite vai ferver

Produto longa vida deve sofrer alta no varejo de até 10% nas próximas semanas. Em BH, custos do alimento e...

Veja mais