Ministério da Agricultura divulga produção orgânica em feira

Leia em 4min

  

Visitantes da Bio Brazil Fair poderão conhecer programas voltados para a sustentabilidade agrícola e a legislação que regulamenta a área, como o selo oficial dos produtos orgânicos 
   

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estará presente num dos maiores eventos do segmento de orgânicos do Brasil, a Bio Brazil Fair - 7ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. O encontro acontece de 21 a 24 de julho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, e vai reunir cerca de 200 expositores de todos os setores da cadeia orgânica.


Além de apresentar programas desenvolvidos na área e prestar esclarecimentos sobre a nova legislação – que passou a ser obrigatória para todos a partir de janeiro deste ano –, o Ministério promoverá debates e encontros em um estande próprio, com 126 metros quadrados.

 
Entre as atividades previstas estão a palestra “Legislação da Produção Orgânica: atualidades”, que será ministrada pelo coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias. Também está programada uma audiência com o segmento de insumos para a agricultura orgânica. Na sexta-feira, 22 de julho, ocorrerá uma reunião da Câmara Temática de Agricultura Orgânica para debater o acompanhamento do Plano Plurianual 2012-2015 (PPA) e a construção de uma política nacional para o setor.


“É um momento oportuno para tirar dúvidas de interpretação e de aplicação de determinados produtos, principalmente porque é uma feira aberta ao público, o que permite que as pessoas conheçam o trabalho do ministério”, ressalta o coordenador de Agroecologia Rogério Dias.


Os recursos recordes do Plano Agrícola e Pecuário para a safra 2011-2012 –R$ 107 bilhões –, com enfoque nas ações de desenvolvimento sustentável para o agronegócio, serão destacados pelo coordenador de Políticas Setoriais do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, João Cláudio da Silva Souza. Ele será um dos palestrantes do 7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável – evento integrado à Bio Brazil Fair –, no dia 22 de julho.

 

 No estande, o público poderá conferir o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), uma as prioridades do governo federal para promover a produção de alimentos com preservação ambiental. A iniciativa contará com R$ 3,15 bilhões na safra 2011/2012 para financiar tecnologias que reduzem a emissão dos gases de efeito estufa no campo. Com taxa de juros de 5,5% ao ano e prazo para pagamento de 15 anos, o programa pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos.

 

Órgãos vinculados ao Ministério, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA/SP) também estarão representados no espaço. A SFA/SP divulgará serviços sobre produção orgânica, por meio de folders, cartilhas, publicações e atendimento, enquanto o Inmet fará a previsão do tempo e do clima aplicados à agricultura orgânica e à produção de alimentos. O Instituto também vai orientar os produtores sobre o uso dessas informações via internet.

 

Saiba mais

Todos os agricultores que produzem e comercializam produtos orgânicos são submetidos a uma regulamentação específica do governo federal desde o dia 1° de janeiro de 2011. A regra estabelece requisitos técnicos que abrangem a produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização. Segundo dados do Ministério, cerca de 13 mil produtores orgânicos já estão de acordo com as novas regras.

 

A legislação brasileira estabelece três instrumentos para garantir a qualidade dos alimentos: a certificação, os sistemas participativos de garantia e o controle social para a venda direta sem certificação. Os agricultores que buscarem a certificação e estiverem de acordo com as normas poderão usar o selo oficial nos seus itens. A chancela é fornecida por organismos de avaliação da conformidade orgânica credenciados pelo Ministério da Agricultura.

 

Os produtos orgânicos são cultivados sem emprego de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Outra característica é a utilização de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a atividade biológica do solo. As técnicas para se obter o produto orgânico incluem manejo orgânico do solo e diversidade (rotação) de culturas, que garantem a qualidade dos alimentos. Também são características fundamentais na produção orgânica a responsabilidade social e ambiental, como o uso adequado do solo, água, ar e recursos naturais. (Marcos Giesteira).

Serviço

 

O que: Bio Brazil Fair 2011
Quando: de 21 a 24 de julho
Horário: das 10h às 20h
Onde: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Site:
www.biobrazilfair.com.br
Entrada franca


Fonte: Ministério da Agricultura / Portal Abras

 

 


Veja também

Farinha alagoana ocupará prateleira de supermercados

Uma articulação entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ...

Veja mais
Mulher lidera gasto com cartão de crédito

  Facilidade no uso de meio eletrônico aumentou a inadimplência entre o sexo feminino   ...

Veja mais
Ceratti prevê crescimento de 28% do volume de vendas dos presuntos crus espanhóis da Jamones Segovia

Empresa ocupa o posto de maior importador de produtos curados do Brasil e detém 70% do mercado espanhol   ...

Veja mais
A concentração no varejo avança

A movimentação no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem sido grande nos ú...

Veja mais
Máquina de Vendas faz nova fusão e deixa Sul para 2012

A fusão da pernambucana Eletro Shopping com a Máquina de Vendas, anunciada ontem, obrigará o grupo ...

Veja mais
Mattel Brasil inicia licenciamento da Fischer-Price

A fabricante de brinquedos Mattel vai começar a licenciar no Brasil a sua marca Fischer-Price, com foco em produt...

Veja mais
Compra de antisséptico bucal sobe 42% na baixa renda até março

Nos banheiros das classes D e E, o creme dental, usado por 90% da população há mais de 20 anos, pas...

Veja mais
Classes D e E querem produto sofisticado

O consumo de perfumes, cosméticos e produtos de higiene deve crescer cerca de 5% ao ano em volume até 2015...

Veja mais
Telas de LED dominam mercado de televisores

Enquanto algumas tecnologias rapidamente fazem sucesso entre os consumidores, outras demoram a cair no gosto do pú...

Veja mais