Mulher lidera gasto com cartão de crédito

Leia em 3min

 
Facilidade no uso de meio eletrônico aumentou a inadimplência entre o sexo feminino 
 
 


Jorge Freitas
 
  
Com maior participação na renda familiar e no mercado de trabalho, a mulher passou a gastar mais nos últimos anos. E o cartão de crédito é a forma de pagamento favorita. Mulheres das classes B e C estão desembolsando 18% do orçamento com o pagamento das faturas, segundo pesquisa da Quorum Brasil. O meio eletrônico consome 26% de todo o dinheiro gasto pelas consumidoras com prestações mensais, mais do que com empréstimos, 22%, e financiamento de automóveis, 19%.

 

A comodidade trazida pelo uso do cartão, no entanto, fez também aumentar a inadimplência entre o sexo feminino. As mulheres são 55% das pessoas cadastradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “Ainda assim, elas são boas pagadoras, ficam menos tempo no registro negativo”, destacou o gerente de relacionamento e negócios do SPC Brasil, Ronaldo Guimarães. Ele explica que as mulheres da faixa de 30 a 39 anos são as que mais utilizam os cartões. “Nessa idade, elas estão estáveis financeiramente e têm mais segurança para gastar. Além disso, começam a assumir compras de casa.”

 

A comerciante Pietra Soares da Silva, 22 anos, assume que, às vezes, se surpreende com o valor da fatura, que vem mais cara que o planejado. “Eu administro bem o cartão, mas é difícil não gastar além da conta”, disse. Roupas, lanches e supermercado estão entre os principais gastos. “Sempre procuro pagar o total da
fatura. O cartão oferece facilidades, como deixar o pagamento para outro mês. Mas isso acaba viciando”, observou.

 

Um dos atrativos do uso do cartão de crédito é o sistema de pontos, que dá direito a benefícios, como passagens aéreas. Por isso, muitas mulheres priorizam esse meio de pagamento, como a bancária Cimara Sena de Melo, 27. “Uso cartão por causa das milhagens. Inclusive, pretendo ir ao exterior no final do ano. O parcelamento sem juros também facilita a vida.”

 

O educador financeiro Reinaldo Domingos aponta que a mulher tende a gastar mais com a família e geralmente fica responsável pelas compras do mês, vestuário e necessidades dos filhos. Além disso, comprar coisas das quais não precisa é uma característica tipicamente feminina. “A maioria das mulheres têm muitos pares de sapatos e bolsas, algumas que nunca foram usadas”, afirmou.

 

Controle


O especialista dá dicas para que o cartão de crédito não se torne um vilão. “Assumir uma prestação é, necessariamente, ficar endividado. Fazer um planejamento e controlar os gastos é essencial.” A estudante Lis Ribeiro, 19, está tentando ordenar o orçamento. Para ela, as mulheres devem ter mais consciência e abandonar as compras impulsivas. “Às vezes, eu passo da medida, mas, se não usar direito o cartão, a conta virá salgada no fim do mês”, alertou.

 

O sócio da Quorum Brasil Cláudio Silveira, responsável pela pesquisa, salienta que mulheres da classe C têm mais despesas no cartão de crédito que as da classe B. “O segundo grupo compra mais à vista, enquanto o primeiro prefere parcelar.” Ele destaca que a tendência é que os gastos no meio eletrônico diminuam. “O governo está trabalhando para isto. A inadimplência está alta e o endividamento é preocupante”, frisou.

 
  
Correio Braziliense - 21/07/2011
 


Veja também

Farinha alagoana ocupará prateleira de supermercados

Uma articulação entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ...

Veja mais
Ceratti prevê crescimento de 28% do volume de vendas dos presuntos crus espanhóis da Jamones Segovia

Empresa ocupa o posto de maior importador de produtos curados do Brasil e detém 70% do mercado espanhol   ...

Veja mais
Ministério da Agricultura divulga produção orgânica em feira

   Visitantes da Bio Brazil Fair poderão conhecer programas voltados para a sustentabilidade agr&iacut...

Veja mais
A concentração no varejo avança

A movimentação no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem sido grande nos ú...

Veja mais
Máquina de Vendas faz nova fusão e deixa Sul para 2012

A fusão da pernambucana Eletro Shopping com a Máquina de Vendas, anunciada ontem, obrigará o grupo ...

Veja mais
Mattel Brasil inicia licenciamento da Fischer-Price

A fabricante de brinquedos Mattel vai começar a licenciar no Brasil a sua marca Fischer-Price, com foco em produt...

Veja mais
Compra de antisséptico bucal sobe 42% na baixa renda até março

Nos banheiros das classes D e E, o creme dental, usado por 90% da população há mais de 20 anos, pas...

Veja mais
Classes D e E querem produto sofisticado

O consumo de perfumes, cosméticos e produtos de higiene deve crescer cerca de 5% ao ano em volume até 2015...

Veja mais
Telas de LED dominam mercado de televisores

Enquanto algumas tecnologias rapidamente fazem sucesso entre os consumidores, outras demoram a cair no gosto do pú...

Veja mais