Cartões: custos com transações tiveram queda

Leia em 2min 30s

O primeiro ano das maquinetas de cartão de crédito que operam com várias bandeiras foi comemorado pelos varejistas de Belo Horizonte. A Sondagem de Opinião do Lojista de julho, realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), registrou redução nos custos cobrados pelas credenciadoras. Cielo e Redecard, empresas que lideram este mercado, estão oferecendo vantagens nas negociações que são feitas diretamente com os estabelecimentos.

 

Entre os entrevistados, 79% responderam que o novo formato contribuiu para baixar os custos de transação; 85% disseram que o valor mensal cobrado pelas máquinas caiu 41%; e 89% observaram redução de 21% na taxa sobre as vendas no crédito.

 

Apesar disso, apenas 41% dos lojistas consultados adotaram o sistema com máquina única. A maioria permanece utilizando várias maquinetas de bandeira exclusiva (22%), operando com todas as credenciadoras de bandeiras múltiplas (19%), ou negociando com uma credenciadora e vários terminais (20%).

 

Para a coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo, o mercado de transações eletrônicas ficou mais competitivo e, por isso, o custo de operação mais barato. Ela informou que o medo de falha técnica é um motivo para muitos varejistas ainda adotarem mais de uma máquina, não se beneficiando da redução de taxas.

 

Quase 90% dos empresários ouvidos avaliaram que os ganhos obtidos nas negociações com as administradoras não são suficientes para impactar os preços dos produtos e serviços. "A médio ou longo prazos, essa economia será percebida nos preços ao consumidor, à medida que smais comerciantes adotem o novo sistemaõ, prevê a economista.

 

Negociação - A Ótica Tamoio, em Belo Horizonte, trocou duas máquinas de cartões, cada uma com suas mensalidade e taxa próprias, por uma máquina POS (sigla de Point Of Sales), capaz de capturar transações de várias bandeiras. O proprietário Paulo Cançado Gonçalves optou por negociar com as duas maiores credenciadoras. Apesar de também ter recebido uma boa proposta de Redecard, assinou contrato com a Cielo. Conseguiu isenção no aluguel do POS, e redução nas taxas cobradas sobre as vendas no débito, crédito à vista e crédito parcelado.

 

"Antes eu pagava 5% das minhas vendas parceladas, e agora tive redução para 3,8%. Parece pouco, mas no fim do ano representa um grande ganho", exemplifica. Na empresa, 80% das vendas são feitas no cartão de crédito.

 

O sucesso nas negociações deu ao empresário a convicção de que a mudança trouxe mais poder aos varejistas. Antes sujeito às escolhas das administradoras, Gonçalves comemora avanços como, por exemplo, a taxa paga no parcelamento em 10 vezes, que agora é a mesma dos parcelamentos em menor prazo.

 

Devido à grande competição entre as óticas, a Tamoio decidiu repassar a redução dos custos aos produtos. "Reduzimos os preços em até 3%, o que é importante para ganhar a preferência da clientela", diz.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Registro eletrônico de ponto é bem aceito

Numerosas empresas, em todo o Brasil, já adotaram o novo Registrador Eletrônico de Ponto (REP), criado pela...

Veja mais
Planejamento dribla datas sazonais no comércio

Empresários devem adotar estratégias para não dependerem unicamente de períodos curingas, co...

Veja mais
Alimentos estragados geram 3 queixas/dia

Há até casos de destruição de produtos mau armazenados   As reclamações...

Veja mais
Não há o jeans da moda e isso é bom

Nos anos 70, tivemos as calças bocas de sino e, nos 80, passamos para jeans de marca apertados. Nos 90, saí...

Veja mais
Farinha alagoana ocupará prateleira de supermercados

Uma articulação entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ...

Veja mais
Mulher lidera gasto com cartão de crédito

  Facilidade no uso de meio eletrônico aumentou a inadimplência entre o sexo feminino   ...

Veja mais
Ceratti prevê crescimento de 28% do volume de vendas dos presuntos crus espanhóis da Jamones Segovia

Empresa ocupa o posto de maior importador de produtos curados do Brasil e detém 70% do mercado espanhol   ...

Veja mais
Ministério da Agricultura divulga produção orgânica em feira

   Visitantes da Bio Brazil Fair poderão conhecer programas voltados para a sustentabilidade agr&iacut...

Veja mais
A concentração no varejo avança

A movimentação no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem sido grande nos ú...

Veja mais