''Mercado está mais desaquecido'', diz Abilio

Leia em 2min 30s

Presidente do conselho de administração do Pão de Açúcar disse que está mais difícil vender este ano

 

Sem comentar a tentativa de fusão com o Carrefour, o presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, disse ontem, durante uma teleconferência com analistas, que o mercado este ano está "um pouco mais desaquecido" do que em 2010. "Estamos sentindo, ao longo dos meses, mais dificuldade para fazer a venda. Sentimos que o mercado e nossos competidores estão encontrando dificuldade para manter a performance de vendas."

 

Diniz avaliou, porém, que considera 2011 como um "bom" ano, em termos de venda, principalmente diante do atual momento da atividade econômica. Segundo ele, o "management da companhia" está totalmente focado nos resultados da empresa. "Nada de externo tem afetado a equipe de executivos da companhia", garantiu o empresário.

 

O vice-presidente executivo de relações corporativas da companhia, Hugo Bethlem, disse que o grupo descarta qualquer "desaceleração maior" nas vendas em 2011 além das já observada até agora diante das medidas macroprudenciais implementadas pelo governo desde o final de 2010. "Não vemos nenhum efeito "macroprudencial" que possa afetar nossa atual tendência de crescimento", disse.

 

O executivo destacou ainda que a companhia vem discutindo com o governo a atual situação de consumo no País. "Temos dado sinais ao governo de que vá devagar com a "dose" (nas medidas macroprudenciais), porque não se pode esquecer que a maior parte do PIB é gerada internamente. Se, na crise, o mercado interno foi o "salvador", agora não podemos tomar medidas prejudiciais a esse mercado.

 

Os investimentos totais previstos pela companhia para este ano deverão somar R$ 800 milhões para as operações alimentares e R$ 150 milhões para a Globex - que reúne Ponto Frio, Casas Bahia e Extra Eletro. No segundo semestre, está programada a abertura de cinco hipermercados Extra, dois novos Extra supermercados, três Pão de Açúcar, além dos três Assaí. Segundo Bethlem, a empresa pretende expandir a área de vendas das operações alimentares em 4% este ano.

 

Duráveis. O diretor financeiro da Globex, Orivaldo Padilha, destacou que a divisão de bens duráveis do Pão de Açúcar retomou o processo de expansão neste segundo trimestre, com o acréscimo de cerca de 1% de área de venda, resultantes da abertura de 9 lojas da Casas Bahia e 3 do Ponto Frio. "Mantivemos nosso guidance de investimentos de R$ 150 milhões para este ano", disse, acrescentando que a companhia manterá os investimentos para abertura de novas lojas nos próximos trimestre.

 

Entre as prioridades do grupo para este ano, está a conclusão do processo de conversão das bandeiras CompreBem e Sendas para Extra. A empresa também quer acelerar a expansão do Extra Fácil e redesenhar o modelo Assaí no País, sob a direção de um ex-executivo do Atacadão.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Ascensão da classe média leva o Pão de Açúcar a lucrar R$ 91 mi

A ascensão da classe média, que passou a comer melhor, levou o Grupo Pão de Açúcar (G...

Veja mais
BRF coloca à venda ativos de até R$ 3 bilhões

Fábricas oferecidas à concorrência não estão entre as mais novas da empresa, e v&atild...

Veja mais
Produtor de Jales colhe boa safra de uva

Tempo seco favorece colheita de feijão e cebola e de outras frutíferas, como morango e laranja   Em...

Veja mais
Drogasil e Droga Raia evitam comentar rumores de fusão

A Drogasil evitou ontem tecer comentários sobre a possível fusão com a Droga Raia. "[A empresa] n&a...

Veja mais
Sincovaga oferece certificação digital com descontos

Os empresários associados ao Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estad...

Veja mais
Imposto de presente para pai chega a 78%

Os filhos que pretendem presentear seus pais no segundo domingo de agosto poderiam gastar muito menos não fosse a...

Veja mais
Linha direta com o consumidor

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd) deverá divulgar, no início de ...

Veja mais
Produtores apostam em cultivares de maracujá

Os produtores de maracujá de Minas Gerais poderão ser beneficiados com as novas cultivares do fruto que fo...

Veja mais
Carrefour muda para Atacadão e tenta se manter rentável

As 13 operações entre lojas e serviços e uma filial da rede francesa de materiais de construç...

Veja mais