Betim terá centro de compras com rodoviária

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Os mineiros vão ganhar um empreendimento que continua a ser exemplo de sucesso da capital paulista: shoppings praticamente anexos de rodoviárias e terminais de metrô são uma tendência que ganha fôlego no segmento justamente por envolver, em uma área praticamente em comum, atendimento a um grande fluxo de pessoas. Por conta disso, ao apostar em uma parceria público-privada (PPP) na cidade de Betim, na região metropolitana de Minas Gerais, a empresa Tenco Realty, junto de outros parceiros, vai gerir, em setembro de 2012, aquele que eles consideram o maior complexo comercial do estado, denominado Metropolitan Garden Shopping.

 

Termômetro da economia oxigenada, o setor de shopping centers, como um todo, receberá um aporte de R$ 6,3 bilhões em diversos investimentos a serem aplicados até 2013, no mercado brasileiro. Os investidores, entre os quais estão os que lideram o setor -como BRMalls, Multiplan, Sonae Sierra, Iguatemi, General Shopping, Brookfield, entre outros-, têm aparentado apetite no mercado de centros de compras, com anúncios recorrentes de novos projetos em regiões com forte potencial de consumo e compras. Por isso tem sido comum o anúncios de malls no centro-oeste e nordeste. No caso do shopping center mineiro, de acordo com os investidores envolvidos, o empreendimento terá aporte que soma R$ 270 milhões, aplicados em uma área total de 94 mil metros quadrados. O setor está aquecido, e ainda é possível comemorar, afirma a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para a entidade, obras como a de Minas Gerais vão ser atrativas, e seguem a tendência do setor de crescer em regiões fora do eixo Rio-São Paulo.

 

No caso do centro de compras de Betim, previsto para entrar em operação em outubro de 2012, o novo shopping já está em andamento. A obra está sendo construída na BR-381 (Fernão Dias), km 481, no sentido Betim-Belo Horizonte, e será interligada a um terminal rodoviário interestadual construído com a contrapartida de R$ 70 milhões provenientes da Prefeitura de Betim.

 

O empreendimento terá espaço para 300 lojas, nove salas de cinema, hipermercado, boliche, 11 lojas de serviços, parque infantil, praça de alimentação, estacionamento para 2.020 vagas e um completo lar center. Há previsão ainda da instalação de um hotel com centro de convenções, torre comercial e torre residencial, totalizando mais de 53 mil m² de área construída.

 

Seguindo uma inclinação do mercado, a interligação ao terminal rodoviário interestadual atenderá um antigo anseio da população, conquistada por meio do Orçamento Participativo e que servirá para desafogar a rodoviária de Belo Horizonte. Com isso, a intenção dos empreendedores é absorver parte do fluxo de passageiros do terminal, que aproveitarão as instalações do shopping para fazer compras ou utilizar a praça de alimentação. "Este terminal é um desejo antigo que a população escolheu democraticamente. Para viabilizar esse sonho, temos a parceria da iniciativa privada, que está sendo uma ferramenta importante para trazer soluções práticas às demandas da cidade", diz a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara.

 

Já Eduardo Gribel, que responde como diretor-presidente da Tenco Realty, empresa responsável pela concepção, desenvolvimento, gerenciamento e comercialização do empreendimento, acrescenta que a integração do projeto da rodoviária ao shopping trará benefícios para a cidade e fortalecerá o potencial empreendedor da região.

 

A previsão dos empreendedores é que, por mês, cerca de 1,5 milhão de passageiros trafegue pela nova estrutura rodoviária, que oferecerá serviço de transporte interestadual, intermunicipal e metropolitano. São Paulo, por exemplo, já mantém modelos semelhantes de interligação com metrô, nas estações Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Santa Cruz.

 

A ideia com a construção do futuro shopping é a de absorver cerca de 1,2 milhão de habitantes de cidades adjacentes ao Município de Betim. A negociação está avançada e a Tenco já anunciou a instalação de lojas como Babylândia, Magazine Luiza, Magic Games, Moreira Calçados, Rejane Cabeleireiros, Terra Nova (agência de viagens), lojas Zêlo, Zem (calçados) e Itapuã Calçados. Nove âncoras, entre elas, Renner, Riachuelo, C&A e Marisa, estabelecimentos que reforçam o mix de varejo. Na Praça de Alimentação estarão Baked Potato, Casa do Pão de Queijo, Dona Conceição e Pequim 2000.

 

Na fase de execução da obra serão gerados cerca de 3.500 empregos diretos, presumem os empreendedores. Depois da inauguração, a intenção é atingir a média de 5.300 empregos indiretos e 4.600 empregos diretos. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleanto Pedrosa, a proposta é que a mão de obra seja recrutada no próprio município, para o que foi firmada uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac). A unidade do Senac de Betim começará a funcionar daqui a pouco menos de três meses, na região central da cidade, e perspectiva é de que ela venha a ofertar cursos de capacitação da área de serviços aos moradores.

 

O crescimento dos shoppings prossegue em ritmo acelerado em outras regiões do Brasil, mostrando que ainda há muito espaço para crescer. Ainda sem data definida, Fortaleza (CE), no Ceará, segue o exemplo de outras capitais e aguarda uma unidade do Shopping Rio Mar, a ser instalado numa área de 281 mil metros quadrados. A intenção é que essa unidade seja a segunda maior do nordeste e sexta maior da bandeira Rio Mar.

 

Atualmente, o maior centro de compras da capital cearense ainda é o Shopping Iguatemi, que também tem planos de expansão e espera inaugurar 40 novas lojas, das quais 15 são âncoras ou megalojas, até 2013. Já o Shopping Metrópole, localizado em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, também irá oferecer 31 novas lojas e novo visual a partir de seu projeto de expansão, previsto para ser concluído em novembro de 2011.

 


Veículo: DCI


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