O faturamento do comércio com o Dia dos Pais deve crescer neste ano em relação à mesma data do ano passado, de acordo com a expectativa de 55% dos varejistas do país. Pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian acrescenta que, na estimativa de 36% dos comerciantes, o faturamento será o mesmo que em 2010, enquanto 9% esperam queda. A pesquisa entrevistou 1.016 empresários em todo o país entre os dias 7 e 13 de julho.
A Serasa Experian avalia que as expectativas dos empresários estão em um nível positivo, já que o Dia dos Pais não é uma data tão forte como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados para o varejo. Além disso, a instituição lembra que o País vive um ambiente de juros mais altos e restrições ao crédito.
Neste Dia dos Pais (14 de agosto), os presentes mais procurados, segundo previsão dos varejistas, serão: roupas, sapatos e acessórios (56%); telefones celulares e smartphones (19%); perfumaria e cosméticos (9%); eletrônicos (7%); produtos de informática, incluindo tablets (2%); bebidas (2%); joias, relógios e canetas (1%) e outros (3%).
Nessa lista, os artigos de vestuário e os celulares continuam como os presentes mais procurados em relação à lista do ano passado. Já os produtos de informática ganharam mais espaço, passando de 1% para 2%, possivelmente pela maior oferta de tablets.
A maioria dos presentes (41%) deve ser de R$ 51 a R$ 100, na estimativa dos varejistas. Outros 25% estão nas faixas de até R$ 50; 24% de R$ 101 a R$ 200; 7% de R$ 201 a R$ 300; 2% de R$ 301 a R$ 500; e 1% acima de R$ 500. Em geral, 66% dos presentes custarão até R$ 100.
A pesquisa indica que 47% das compras serão feitas à vista e 53%, a prazo. Na mesma data de 2010, essa composição era de 49% e 51%, na mesma ordem. As vendas à vista devem ser feitas com os seguintes meios de pagamento: 41% em dinheiro; 24% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 14% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Já as vendas a prazo serão compostas: 49% em cartão de crédito parcelado; 25% em cheque pré-datado; 19% em financiamento ou crediário; 2% em cartão de débito parcelado; 2% em cartão da própria loja parcelado e 3% em outros.
Inadimplência - As vendas a prazo na cidade de São Paulo cresceram 3% em julho em relação a igual período do ano passado. Já os negócios à vista tiveram alta de 0,3% na mesma comparação.
Os dados são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada nas informações fornecidas por sua empresa Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Com o ajuste, a média diária das vendas mostra alta de 6,9% a prazo e de 3,9% à vista. A média geral de crescimento diário foi de 5,4%.
De acordo com a associação, os dados mostram uma desaceleração nas vendas puxadas pela temperatura mais quente, que reduziu negócios com roupas de inverno, e pelo efeito calendário, que reduziu em um dia útil o mês de julho.
A associação também alerta para a piora nos índices de inadimplência. Os registros recebidos cresceram 13,1% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2010. (AE/FP)
Veículo: Diário do Comércio - MG