Natal começa cedo em Belo Horizonte

Leia em 3min

Fornecedores já desenvolvem produtos voltados para a data para oferecer às redes varejistas.

 

Para que os consumidores encontrem os produtos de Natal nas prateleiras no fim do ano, as fábricas já começam a aquecer os motores em agosto. O setor atacadista e as distribuidoras são importantes elos para a preparação do período mais esperado do ano pelos comerciantes. Segundo dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), os meses de agosto e setembro concentram boa parte das compras dos supermercadistas para o período de Natal. Em 2010, o mês de agosto obteve 8,42% de crescimento de faturamento em relação ao mesmo período de 2009 e setembro, 8,34%.

 

Em Belo Horizonte, a distribuidora de vinhos, bebidas e alimentos finos Casa Montez abastece supermercados, mercearias, hotéis e pousadas da Capital e do interior de Minas com um mix de mais de 14 mil itens. Segundo o gestor comercial da distribuidora, Fernando Avelar, a preparação para as festividades de fim de ano garante cerca de 11% do faturamento anual da empresa. "Sem dúvida, é um período em que temos maior concentração de vendas. Os supermercadistas mais organizados começam a montagem do estoque em meados de julho e, no mais tardar, setembro, mas todo o período, até o fim de dezembro, é de grande movimentação no setor", garante.

 

Para Avelar, a baixa contínua do dólar nos últimos anos tem favorecido o acesso da população a produtos mais finos e selecionados que são, em sua maioria, importados. Produtos para as ceias de Natal e de Ano Novo, como especiarias, frutas secas, azeites, vinhos tintos e espumantes, além do tão tradicional panetone, são os carros chefes do período. Entre os produtos nacionais, os espumantes são os itens mais encomendados para o período.

 

Panetones - De olho nas vendas do panetone, um dos itens mais procurados na época, a chef e empresária Letícia Pimenta, da marca J’adore, criou novos sabores de Panetones Gourmets para oferecer às grandes redes de Belo Horizonte e São Paulo. "Ano passado lançamos quatro sabores e agora serão seis, entre eles uma linha integral e sem açúcar inédita no mercado, tanto para os varejistas quanto para os consumidores", explica Letícia Pimenta. Para que o produto vá para as prateleiras, a empresária investiu R$ 20 mil em novas embalagens, equipamentos e matéria-prima. A expectativa é superar em 100% as vendas em relação ao ano passado, já que contará com um leque maior de produtos e as vendas serão iniciadas com mais antecedência. O maior poder aquisitivo dos consumidores está entre as justificativas para o aumento do consumo do produto.

 

Os sabores oferecidos pela J’adore são: pnetone recheado de geléia de cerejas negras e frutas vermelhas com frutas secas caramelizadas; panetone recheado de geléia de damasco com laranja e frutas secas caramelizadas; panetone gelado de pavê de frutas em calda e panetone de peras ao vinho com frutas secas caramelizadas. E as novidades: panetone integral zero açúcar com castanhas do Pará recheados de geléia de morango e amora sem açúcar; panetone integral zero açúcar com castanhas do Pará e passas, recheado de trufa de chocolate zero açúcar.

 

A J’adore já está em negociação com algumas redes de supermercados e vai começar a fabricação dos panetones em setembro. "A expectativa é produzir até 10 mil unidades", conclui Letícia Pimenta.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Flores: Cultivo em Barbacena em alta

Produção de rosas, flores e plantas ornamentais deve crescer 15% neste ano na região.   A pr...

Veja mais
Vai um cafezinho aí?

Torrefadora tradicional em Minas deixa de lado velhos hábitos e inova ao lançar o café torrado e mo...

Veja mais
Mel de Minas para adoçar o mundo

Produtos apícolas do estado ganham mercado fora do país. Exportações cresceram 50,7% no prim...

Veja mais
Leite fortalecido

Quebra na produção nos estados do Sul do país pode garantir preço melhor aos mineiros nesta ...

Veja mais
Copra apresenta na ABAD seus produtos a base de coco

        Copra apresenta farinha de coco, óleo de coco extra virgem em potes, c&aacut...

Veja mais
Hipermercados aprimoram a área têxtil para vender mais

A venda de vestuário no setor supermercadista passa por aprimoramento e cresce entre 15% e 20% ao ano no Brasil, ...

Veja mais
Zaffari vai expandir operação em São Paulo para ganhar eficiência

Para 2011, grupo gaúcho prevê receita bruta 15% superior aos R$ 2,49 bilhões de 2010   As ofe...

Veja mais
Ano de 2011 é "pior que o esperado" para Pão de Açúcar

O presidente do grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, assumiu que os resultados da companhia d...

Veja mais
Logística pretende criar índice para melhorar o desempenho ambiental

A preocupação com a sustentabilidade desembarcou na área de transportes e logística. Depois ...

Veja mais