Fornecedores já desenvolvem produtos voltados para a data para oferecer às redes varejistas.
Para que os consumidores encontrem os produtos de Natal nas prateleiras no fim do ano, as fábricas já começam a aquecer os motores em agosto. O setor atacadista e as distribuidoras são importantes elos para a preparação do período mais esperado do ano pelos comerciantes. Segundo dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), os meses de agosto e setembro concentram boa parte das compras dos supermercadistas para o período de Natal. Em 2010, o mês de agosto obteve 8,42% de crescimento de faturamento em relação ao mesmo período de 2009 e setembro, 8,34%.
Em Belo Horizonte, a distribuidora de vinhos, bebidas e alimentos finos Casa Montez abastece supermercados, mercearias, hotéis e pousadas da Capital e do interior de Minas com um mix de mais de 14 mil itens. Segundo o gestor comercial da distribuidora, Fernando Avelar, a preparação para as festividades de fim de ano garante cerca de 11% do faturamento anual da empresa. "Sem dúvida, é um período em que temos maior concentração de vendas. Os supermercadistas mais organizados começam a montagem do estoque em meados de julho e, no mais tardar, setembro, mas todo o período, até o fim de dezembro, é de grande movimentação no setor", garante.
Para Avelar, a baixa contínua do dólar nos últimos anos tem favorecido o acesso da população a produtos mais finos e selecionados que são, em sua maioria, importados. Produtos para as ceias de Natal e de Ano Novo, como especiarias, frutas secas, azeites, vinhos tintos e espumantes, além do tão tradicional panetone, são os carros chefes do período. Entre os produtos nacionais, os espumantes são os itens mais encomendados para o período.
Panetones - De olho nas vendas do panetone, um dos itens mais procurados na época, a chef e empresária Letícia Pimenta, da marca J’adore, criou novos sabores de Panetones Gourmets para oferecer às grandes redes de Belo Horizonte e São Paulo. "Ano passado lançamos quatro sabores e agora serão seis, entre eles uma linha integral e sem açúcar inédita no mercado, tanto para os varejistas quanto para os consumidores", explica Letícia Pimenta. Para que o produto vá para as prateleiras, a empresária investiu R$ 20 mil em novas embalagens, equipamentos e matéria-prima. A expectativa é superar em 100% as vendas em relação ao ano passado, já que contará com um leque maior de produtos e as vendas serão iniciadas com mais antecedência. O maior poder aquisitivo dos consumidores está entre as justificativas para o aumento do consumo do produto.
Os sabores oferecidos pela J’adore são: pnetone recheado de geléia de cerejas negras e frutas vermelhas com frutas secas caramelizadas; panetone recheado de geléia de damasco com laranja e frutas secas caramelizadas; panetone gelado de pavê de frutas em calda e panetone de peras ao vinho com frutas secas caramelizadas. E as novidades: panetone integral zero açúcar com castanhas do Pará recheados de geléia de morango e amora sem açúcar; panetone integral zero açúcar com castanhas do Pará e passas, recheado de trufa de chocolate zero açúcar.
A J’adore já está em negociação com algumas redes de supermercados e vai começar a fabricação dos panetones em setembro. "A expectativa é produzir até 10 mil unidades", conclui Letícia Pimenta.
Veículo: Diário do Comércio - MG