A MRS Logística S/A - com sede operacional em Juiz de Fora (Zona da Mata) - encerrou o primeiro semestre com recorde histórico de produção, transportando 72,5 milhões de toneladas, crescimento de 5,5% frente mesmo período do ano passado. O desempenho se deve ao incremento de 5,4% no transporte de cargas do segmento heavy haul, grupo constituído de insumos siderúrgicos (minério, coque e carvão vegetal) e pelo acréscimo de 6% de carga geral, com destaque para produtos agrícolas (açúcar, soja, milho e farelo de soja) e papel e celulose.
A performance nos trilhos foi positiva para o caixa da concessionária. No intervalo, a ferrovia registrou lucro líqüido da ordem de R$ 277 milhões, uma expansão de 14% contra janeiro a junho de 2010. A receita líquida atingiu R$ 1,370 bilhão, ante R$ 1,155 bilhão no mesmo período do exercício anterior. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 624 milhões, contra R$ 512 milhões. A margem Ebitda registrou crescimento 1,2 ponto percentual, passando de 44,3% para 45,5%.
De acordo com o presidente da MRS, Eduardo Parente, apesar de o minério ter um peso representativo para os negócios, os produtos agrícolas registraram um crescimento de 7,8%. Em papel e celulose foi de 18,1%, enquanto o minério de ferro ficou em 5,8%.
"O resultado faz parte da política de diversificação do portfólio de produtos. Esse foi o principal aprendizado proporcionado pela crise financeira mundial entre 2008 e 2009", destacou. O presidente da concessionária explicou que o aumento da quantidade transportada desses produtos se deve à eficiência do desempenho, uma vez que MRS passou a transportar um volume maior dos mesmos clientes.
"Atualmente eu consigo movimentar mais com o mesmo número de vagões. Se antes eu fazia quatro viagens por mês com determinada composição, hoje são seis", exemplificou. Segundo Parente, apesar de os contratos com as mineradoras serem de longo prazo, a dependência de um determinado produto ou grupo pode comprometer o resultado.
"A queda do volume transportado de minério representa também uma retração de coque, carvão vegetal e produtos siderúrgicos, daí a importância da diversificação", explicou.
No entanto, o volume transporte de minério chama atenção. Até junho deste ano foram movimentadas 52,047 milhões de toneladas, ante 49,214 milhões de toneladas nos primeiro semestre de 2010. Do montante, foram embarcados 42,983 milhões de toneladas. Já para o mercado interno foram movimentados 9,063 milhões de toneladas. O volume exportado pelo Brasil alcançou o patamar de 147,4 milhões de toneladas. A MRS foi responsável por 29,2%, escoados pelos portos de Itaguaí e Guaíba, no Estado do Rio de Janeiro.
"O reajuste médio de 18% no valor do frete do minério de ferro também contribuiu para elevar o lucro da empresa", afirmou. Quantos aos investimentos no período, foram aportados R$ 335,8 milhões na aquisição de 12 locomotivas e 148 vagões.
Veículo: Diário do Comércio - MG