A Guararapes Confecções, que controla a Lojas Riachuelo, irá investir em um novo formato de loja focado nas mulheres. Conforme o Valor apurou, esse novo braço de negócios da rede batizado de Riachuelo Mulher deverá ter lojas instaladas em shopping centers.
O balanço publicado ontem pela varejista confirma o plano de investimento e revela que as unidades devem ser abertas a partir de 2012. "Com o intuito de passar a explorar mercados maduros, cuja disponibilidade de grandes áreas é escassa, a companhia passa a contar com o formato de loja exclusivamente feminino a partir de 2012", informa.
"Tal formato comporta operações de 700 metros quadrados a 1.000 metros quadrados de área de vendas envolvendo os departamentos femininos, calçados, lingerie e acessórios".
A Guararapes confirmou ainda o plano de abrir 22 novas lojas em 2011, sendo que sete já foram inauguradas até agosto. A companhia quer ainda abrir 40 lojas por ano em 2012 e 2013.
Esse movimento de segmentação no varejo - que já existe há décadas no exterior - vem ganhando força no mercado brasileiro. A Marisa, por exemplo, opera com lojas focadas no mercado de lingerie já há mais de um ano.
Segundo dados publicados, a Guararapes Confecções fechou o segundo trimestre do ano com lucro líquido de R$ 100 milhões. O valor é 71,2% superior aos R$ 58,45 milhões observados no mesmo período de 2010.
A receita líquida consolidada da companhia cresceu 19,3%, para R$ 710,96 milhões. Apenas a Riachuelo teve crescimento de 14% nas vendas, para R$ 571,2 milhões.
As vendas de mesmas lojas da Riachuelo, ou seja, em estabelecimentos abertos há pelo menos um ano, cresceram 5% no trimestre. A companhia informou que, se não fossem as reformas em 16 lojas no período, a alta seria de 7%.
O resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, imposto, depreciação e amortização) cresceu 38,4%, para R$ 170 milhões. Em um ano, a margem Ebitda passou de 20,6% para 23,9%.
No balanço, a companhia também informa que aprovou um novo financiamento de R$ 271,5 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo R$ 243,8 milhões para a Riachuelo e o restante para a Guararapes. "A maior parte dos recursos refere-se à inauguração de novas lojas e sua consequente necessidade de capital de giro", comunicou a empresa.
Veículo: Valor Econômico