Grupo Onofre inicia venda on-line

Leia em 2min 20s

Rede de drogarias promete entrega em 4 horas e desafia Americanas

 

Logística é um dos principais desafios para o varejo on-line, que deverá movimentar R$ 20 bi em 2011

 

De olho no crescimento do comércio on-line, que deve girar cerca de R$ 20 bilhões em 2011, e na possibilidade de se diferenciar em serviços, o grupo Onofre iniciará a venda virtual de eletrônicos com entrega em até quatro horas.

 

Batizado de Onofre Eletro, o portal deve começar em meados de setembro com 300 itens à venda para a Grande São Paulo. Até lá, a rede venderá os produtos por telefone, a partir da próxima segunda-feira.

 

A intenção é aumentar as regiões em 2011. O investimento será de R$ 10 milhões.
Hélio Polito, ex-braço direito de Michel Klein, presidente das Casas Bahia, comandará as operações.
"Percebemos problemas de vários sites de e-commerce com logística. Então vimos que seria interessante ampliar a venda dos produtos e usar nossa rede de entrega de medicamentos", diz Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre.

 

DIVERSIFICAÇÃO

 

A rede mantém desde 1997 uma estrutura logística própria com mil funcionários para São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória.

 

Além do prazo de entrega, outro apelo será a concessão de um cupom com 10% do valor da compra para ser usado na rede de farmácias.

 

A iniciativa da Onofre remete ao caso da americana Diapers.com, que deu origem a diversos portais importantes de e-commerce a partir da venda de fraldas na internet. A iniciativa chegou a incomodar até a gigante Amazon.

 

Hoje as principais empresas de comércio eletrônico do país são a B2W -que reúne Submarino e Americanas, entre outros portais - e a Nova PontoCom, fusão de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.

 

GARGALOS

 

Para Alexandre Umberti, da consultoria de internet Ebit, o setor enfrenta hoje grandes gargalos na distribuição, que não acompanhou o crescimento das vendas.
"O varejo on-line tem margens mais apertadas do que nas operações físicas. Parte dessa pressão é repassada às empresas de logística, o que compromete o serviço", diz.

 

Segundo Umberti, embora algumas empresas tentem adequar os serviços às demandas sazonais, como no Natal, os esforços ainda são insuficientes.

 

Do lado das empresas de logística, há problemas até na contratação de mão de obra básica, como motoristas de caminhão.

 

Sobre a iniciativa de entrega rápida da Onofre, o executivo afirma que o consumidor tem motivos para comemorar, mas aponta desafios.
"A promessa de entrega rápida ainda mais nas grandes cidades com trânsito caótico pode ser um desafio", diz.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Banana-prata tipo exportação

Estudo feito pela Epamig e pela Unimontes pretende agregar à fruta condições para ser transportada ...

Veja mais
Famílias da classe D são bola da vez do comércio

Depois de a classe C conquistar seu mercado, tendo acesso a produtos e serviços dos quais não usufru&iacut...

Veja mais
Hypermarcas muda estrutura e adota plano defensivo

Grupo cria duas unidades com presidências separadas e pode desistir de vender marcas   A Hypermarcas, maior...

Veja mais
Eletrônico nacional fica de fora da bonança

Mesmo com vendas em alta, sete fábricas da linha marrom foram fechadas nos últimos cinco anos   As ...

Veja mais
Próxima safra de algodão será maior e mais transgênica

Mesmo mais baixos, preços garantem boas margens em meio ao avanço da biotecnologia   Mesmo com pre&...

Veja mais
Despesas pressionam Magazine Luiza

Apesar da expansão nas vendas, a rede Magazine Luiza registrou redução no lucro líquido e na...

Veja mais
Produção de eletros tem queda

As vendas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos - especialmente da linha marrom, que inclui aparelhos ...

Veja mais
Gasto médio com presentes para o Dia dos Pais empata com das mães

O varejo nacional foi beneficiado por um fenômeno acerca do Dia dos Pais: o tíquete médio dos presen...

Veja mais
Cresce nível de estoques na indústria brasileira de eletroeletrônicos em julho

Em meio à turbulência na economia mundial, que pode afetar o ânimo do consumidor brasileiro, o n&iacu...

Veja mais