Banana-prata tipo exportação

Leia em 2min 30s

Estudo feito pela Epamig e pela Unimontes pretende agregar à fruta condições para ser transportada de navio sem perder a qualidade. Meta da Abanorte é começar a vender para os estrangeiros até 2013

 

Que tal vender banana-prata para Inglaterra ou Alemanha? Essa é a meta da Associação Central dos Fruticultores de Minas Gerais (Abanorte), sediada em Janaúba, prevista para ser cumprida entre o fim de 2012 ou início de 2013. Segundo o presidente da associação, Jorge Luís Raymundo de Souza, em um ano e meio serão completados os estudos contratados para a solução dos problemas de conservação da fruta após a colheita, que até agora são a grande barreira para as exportações.

 

José Luís de Souza explica que os estudos , feitos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), têm o objetivo de agregar à banana a condição de ser transportada nos contêineres dos navios em longas viagens sem perder a qualidade. “Quando for superado o problema técnico relacionado com a conservação da banana-prata nos contêineres dos navios, o produto terá embarques regulares começando pelo bloco da União Europeia (UE). Grandes compradores desse bloco já demonstraram interesse pela compra”, informa.

 

Jorge Luís considera que a banana-prata tem condições de competir com outras variedades conhecidas pelos europeus porque é a mais adequada para ser incluída em saladas de fruta. “Após ser cortada, a prata mantém o sabor original por maior tempo  e não fica escurecida.”

 

Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura, João Ricardo Albanez, a perspectiva de exportar para a União Europeia é sempre interessante. “O nível de exigência dos compradores do bloco é muito alto e serve de referência para a entrada em outros mercados”, explica. Ele lembra que a Bélgica, maior importador de bananas do mundo, também está entre os países integrantes da UE. Segundo o último levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2008, a Bélgica adquiriu cerca de 1,5 milhão de toneladas do produto.

 

Para Dirceu Colares de Araújo Moreira, conselheiro da Cooperativa dos Produtores de Bananas-Prata (Cooprata) de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, a perspectiva de exportar o produto para a Europa interessa principalmente aos fruticultores da região que já venderam banana -caturra no exterior e suspenderam os embarques por causa de problemas de câmbio.

 

BANANADA MINEIRA

 

De acordo com dados do IBGE, a safra estimada de bananas de Minas Gerais, para este ano, é de 642,8 mil toneladas, cerca de 9% da produção nacional. O Norte de Minas responde por 40,8% da safra mineira de banana, com cerca de 11 mil hectares plantados.

 

Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Sabor centenário

Prestes a completar 100 anos de existência, a Catupiry renova seu visual e amplia a linha de produtos. Tudo para s...

Veja mais
Simplesmente brilhante

Os pequeninos LEDs invadem o mundo da decoração. Apaixonado por eles, o VP da Philips Lighting, Rogier van...

Veja mais
Famílias da classe D são bola da vez do comércio

Depois de a classe C conquistar seu mercado, tendo acesso a produtos e serviços dos quais não usufru&iacut...

Veja mais
Hypermarcas muda estrutura e adota plano defensivo

Grupo cria duas unidades com presidências separadas e pode desistir de vender marcas   A Hypermarcas, maior...

Veja mais
Grupo Onofre inicia venda on-line

Rede de drogarias promete entrega em 4 horas e desafia Americanas   Logística é um dos principais d...

Veja mais
Eletrônico nacional fica de fora da bonança

Mesmo com vendas em alta, sete fábricas da linha marrom foram fechadas nos últimos cinco anos   As ...

Veja mais
Próxima safra de algodão será maior e mais transgênica

Mesmo mais baixos, preços garantem boas margens em meio ao avanço da biotecnologia   Mesmo com pre&...

Veja mais
Despesas pressionam Magazine Luiza

Apesar da expansão nas vendas, a rede Magazine Luiza registrou redução no lucro líquido e na...

Veja mais
Produção de eletros tem queda

As vendas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos - especialmente da linha marrom, que inclui aparelhos ...

Veja mais